Educação
Postado em 28 de novembro de 2024 as 11:04:13
A comunidade da Escola Municipal Professora Iza Medeiros se reuniu nesta quarta-feira (27) para premiar os alunos vencedores da 9ª edição do Projeto de Leitura, cujo propósito é estimular os estudantes a lerem o maior número possível de livros. Este ano, a iniciativa trouxe o tema “Projeto Conquista: a magia da literatura explorando mundos fantásticos e novas possibilidades literárias”.

Kaane Cardoso (à dir.), responsável pela Sala de Leitura e pelo projeto
O Projeto de Leitura alcançou 20 turmas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, de forma integrada com o projeto Território da Leitura, que é desenvolvido em toda a Rede Municipal de Ensino pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Os quatro primeiros colocados leram, juntos, mais de mil livros, dos quais também fizeram resumos. Cada um deles ganhou uma bicicleta, sendo que duas foram doadas pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), enquanto as outras duas foram adquiridas com recursos próprios da escola.
- A aluna vencedora, Lara Victória, com o secretário Edgard Larry, a prefeita Sheila Lemos e Cesar Nery, da Coopmac
- Lara Victória com a mãe, Mikaelle Santos
A grande vencedora, Lara Victória Paixão, 11 anos, aluna do 4º ano A, leu nada menos que 400 livros em poucos meses. “A leitura foi essencial. Foi tipo um passatempo pra mim”, disse a estudante, cujo livro preferido, entre as quatro centenas de volumes, foi “A formiguinha e o leão”. “Esse livro foi um dos melhores pra ler e escrever o resumo”, afirmou.
A mãe de Lara, Mikaelle Ferreira Santos, 28 anos, mostrou-se lisonjeada com o sucesso alcançado pela pequena leitora. “Estou muito honrada, muito orgulhosa da minha filha”, confidenciou.
Os outros premiados foram Anne Beatriz Oliveira, do 4º ano C, com 270 livros lidos; Renato Enzo Tomaz, do 1º ano B, com 252 obras; e Laura Barros da Silva, do 4º ano A, com 107. Segundo a diretora da Escola Municipal Iza Medeiros, Ana Aurélia Dantas, o objetivo do projeto foi incentivar o hábito da leitura entre os mais de 500 alunos matriculados na unidade de ensino. “A leitura é uma forma de conhecimento e mudança de vida para o indivíduo”, analisou a gestora. “A maior riqueza que os pais podem deixar para os seus filhos é o conhecimento. E a leitura é o princípio de tudo isso”.
Os pais e mães de alunos também foram lembrados pelo secretário municipal de Educação, Edgard Larry. “Vocês fazem a diferença acompanhando seus filhos e participando da vida deles na escola”, afirmou o titular da Smed, que também enfatizou a parceria com a Coopmac: “É uma grande parceira do município. Nossos agradecimentos por estarem aqui, firmes neste projeto”.
- Comunidade escolar lotou…
- …a Escola Iza Medeiros para conferir…
- …a entrega dos prêmios aos alunos
Em nome da entidade, César Nery agradeceu ao Governo Municipal pela atuação em conjunto. “Ano passado, quando estive aqui, foi amor à primeira vista. Fiquei encantado com o projeto”, relembrou. “Os professores estão todos de parabéns. E, no ano que vem, queremos estar mais juntos ainda”, garantiu.
‘Vício saudável’
Após entregar as bicicletas aos estudantes premiados, a prefeita Sheila Lemos exaltou a leitura como uma forma de garantir a formação de novos cidadãos. “A leitura abre horizontes. Quando a gente tem o hábito de ler, a gente tem uma boa escrita. E passamos a ter um conhecimento de mundo através da leitura”, analisou Sheila, que disse considerar a leitura de livros como “um vício saudável”.













