Notícia Destaque
Postado em 26 de novembro de 2024 as 15:13:49
Vitória da Conquista apresenta avanço nos sete aspectos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). O resultado foi divulgado na segunda-feira (25) pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA). O índice é o indicador padrão da Rede Nacional de Indicadores Públicos (Rede Indicon) disponibilizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).
O Município evoluiu em todos os aspectos, com relação a 2022, destacando a dimensão i-GovTI (Governança e Tecnologia da Informação), que obteve ponto B+, que quer dizer muito efetiva, e as dimensões – i-Cidade (Cidades protegidas) e – i-Fiscal (gestão fiscal) com notas B, que significa efetiva. O IEDM 2023 ficou em 0,4665(C). Anteriormente, o índice foi de 0,371 (c). As outras áreas avaliadas são Meio Ambiente, Educação, Saúde e Planejamento.
A finalidade do IEGM é reunir informações que possam servir de parâmetros para subsidiar as ações de controle externo, aperfeiçoar as ações governamentais, fornecer informações aos cidadãos sobre a gestão local, além de produzir estudos sobre políticas públicas.
O IEGM reflete as principais responsabilidades da gestão municipal na repartição de competências dentro da Federação, cabendo-lhe satisfazer os interesses locais. Sob esse prisma, o IEGM é orientado à avaliação do esforço da gestão municipal para a provisão de políticas e serviços públicos sob sua competência e os efeitos resultantes das ações da administração sobre políticas públicas.
Por ser um índice dinâmico e flexível, o que possibilita sua adaptação, a partir de 2023 (exercício de 2022), o IEGM passou por atualizações. Foram mantidas as sete dimensões, porém com modificações e nova metodologia de cálculo, tornando o índice mais preciso e atual. Desta forma, a comparação ao longo dos anos deve considerar essa atualização.
“No período de um ano, desde que a nova metodologia do IEGM foi implantada, tivemos avanços em todas as dimensões. Todas com nível de efetividade acima da média brasileira. E a evolução nos eixos Cidades Protegidas, Gestão Fiscal, Saúde e Governança e Tecnologia da Informação demonstra o esforço da prefeita Sheila e de toda sua equipe em entregar uma gestão pública de qualidade para a população de Vitória da Conquista”, declarou o secretário municipal da Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção (STPC), Mateus Novais.