O Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav) recebeu, nesta semana, a visita técnica de enfermeiras responsáveis pelo Centro de Testagem e Aconselhamento do Serviço de Atenção Especializado (CTA/SAE) do município de Guanambi, órgão que oferece assistência a portadores de HIV, Tuberculose, Hanseníase e Hepatites Virais, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

As enfermeiras Ericka Moreira e Marcele Jerônimo concluíram seu intercâmbio no Caav nesta quinta-feira (14). Segundo elas, a visita representou uma importante troca de experiências com o objetivo de conhecer os serviços prestados em Vitória da Conquista e avaliar estratégias, visando à implementação dos mesmos cuidados com os usuários do CTA/SAE de Guanambi.

Ericka, Edilane e Marcele

“Viemos aqui para fazer uma visita ao local e conhecer a rotina do serviço, para poder ter novas experiências e levar também algumas ideias e o aprimoramento para o município de Guanambi. Percebemos que o serviço do CTA está muito bem alinhado com o do Caav e estamos muito gratas por essa oportunidade”, declarou Ericka.

Marcele também observou o cuidado do Caav em relação à humanização e ao fluxo dos trabalhos com os pacientes. “Nosso serviço é prestado em Guanambi desde 2007, e, desde lá, vem se estruturando. O que vivenciamos aqui foi a aplicação de formulários e condutas, porque, mesmo seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, há detalhes e particularidades a serem desenvolvidos”, explicou a enfermeira.

Segundo a coordenadora do Caav, Edilane Barros, a proposta de acompanhar a rotina do serviço conquistense foi muito bem acolhida, de acordo com a importância de prestar o serviço de referência para o tratamento das ISTs, HIV/Aids, hepatites virais e HTLV, incluindo também o atendimento a acidentes biológicos e violência sexual, com qualidade e em toda a região. “Está sendo uma troca de experiência maravilhosa. Elas colocaram para a gente como é o serviço de lá e estão pegando um pouquinho da nossa rotina. Nós do Caav estamos de portas abertas para que profissionais de outros municípios também possam visitar”, garantiu Edilane.

Sobre o Caav

O Caav é o serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) responsável por executar a política de assistência gratuita aos portadores de IST e HIV/AIDS e hepatites virais, vítimas de violência sexual e de acidentes com material biológico em Vitória da Conquista. Localizado na praça João Gonçalves, s/nº, Centro (próximo à Prefeitura), os atendimentos são realizados de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h30.