Guarda Municipal
Postado em 13 de novembro de 2024 as 13:17:39
A Guarda Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com o Samu 192 e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), promoveu nesta terça (12) e quarta-feira (13), uma série de capacitações para seus agentes, envolvendo formações teóricas e práticas.
O treinamento contou com a participação de 25 agentes do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), entre efetivos e aspirantes, que no primeiro dia receberam aulas sobre o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), instituído pela Lei 13.675, de junho de 2018, e que abrange também a atuação da Guarda Municipal. Outra etapa do treinamento incluiu uma palestra ministrada pelo veterinário responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (Cetas), Aderbal Azevedo, abordando o manejo adequado de animais silvestres que é uma das principais atribuições da Gama.
Os agentes receberam também orientações sobre como atender e abordar pacientes com problemas psiquiátricos, em uma palestra ministrada pelo Samu 192. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico colocou à disposição o Plantão Psicológico para atender os agentes de Segurança Pública da Guarda Municipal.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, a formação foi importante para preparar novos agentes recém-incorporados ao Gama e garantir o aperfeiçoamento dos demais. “O objetivo é nivelar o conhecimento e introduzir técnicas novas, principalmente relacionadas ao resgate de animais silvestres e à legislação pertinente”, afirmou Lemos.
O treinamento totaliza 48 horas de instrução, começando com uma parte introdutória e outra focada em procedimentos operacionais padrão da Guarda Municipal. O comandante também destacou que nesta quarta-feira (13) haverá uma prática em campo, onde os agentes terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações reais. “Eles passarão por instruções sobre manejo de animais silvestres, prestação de socorro em locais abertos, sobrevivência e como lidar com momentos de estresse em ocorrências”, detalhou o comandante.