Desenvolvimento Econômico
Postado em 9 de novembro de 2024 as 08:45:07
Às vésperas da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação Municipal da Juventude, promoveu, na noite dessa sexta-feira (8), mais um “aulão solidário”. O evento, realizado no plenário da Câmara Municipal, ofereceu uma revisão gratuita de matemática e ciências naturais (biologia, física e química), a fim de ajudar os candidatos a esclarecer as últimas dúvidas antes das provas.
Ministradas por professores do Curso Pré-Vestibular Zênite, apoiadores do projeto, as aulas têm como objetivo principal oportunizar meios de conhecimento e dar acesso ao ensino superior aos jovens da cidade. João Marcelo Aguiar, recém-formado no ensino médio e visando uma vaga no curso de economia, destacou a importância dos aulões em sua preparação para o Enem. “Fiquei satisfeito com a iniciativa de uma aula gratuita para a juventude. O horário à noite foi perfeito e achei muito proveitoso”, declarou o candidato.

João Marcelo
Para Jamile Nascimento, que tenta novamente o Enem para pleitear uma vaga no curso de Biologia, o aulão anterior foi fundamental para sua performance na primeira etapa do Enem. “Me ajudou bastante, principalmente nas interpretações de texto. Acredito que iniciativas como essa são essenciais para quem não tem oportunidade de frequentar um cursinho”, ressaltou a aluna.

Jamile
Flávio Flores, professor de Biologia, enfatizou que uma boa revisão pode fazer toda a diferença na hora da prova. “Esclarecer dúvidas e revisar os tópicos mais importantes ajuda a organizar as informações adquiridas ao longo da vida escolar do candidato”, afirmou.

Flávio
O professor também destacou a importância do poder público manter o compromisso em oferecer aulas gratuitas, especialmente para estudantes que não podem pagar por cursos preparatórios. “Acho a iniciativa muito válida e é necessário promover mais aulas ao longo do ano”, completou Flávio.
De acordo com o coordenador municipal da Juventude, Luís Cardoso, a iniciativa contou com a participação de mais de 120 jovens oriundos de escolas públicas e privadas do município, nos dois dias de aulão. “Isso nos deixa muito orgulhosos, pois nossa ação é inclusiva e atende toda a juventude. O envolvimento e a participação deles foram muito positivos”, destacou Luís.

Luís
Luís também mencionou que a Coordenação da Juventude tem a intenção de manter o projeto dos aulões de forma contínua. “Vamos buscar maneiras de promover novos eventos no próximo ano, que contemplem um número ainda maior de estudantes”, afirmou o coordenador.