Notícias
Postado em 26 de outubro de 2024 as 18:37:38
Lucimar Sousa, moradora da Patagônia, e outras 60 mulheres foram neste sábado (26) ao Centro Cultural Glauber Rocha, onde foram atendidas pelos profissionais da Carreta da Saúde, com exames de mamografia – para prevenção do câncer de mama, além de consultas com oncologista e mastologista. Durante todo este mês, o atendimento é voltado para a campanha Outubro Rosa, que além do cuidado com as mamas, em 2024, também é voltado para o combate ao câncer do colo de útero.
- Lucimar ao sair do exame de mamografia
“Eu tive seis nódulos, mas graças a Deus que não deu maligno. Mas eu estou cuidando para não acontecer o pior”, comentou a senhora de 67 anos, que ainda elogiou o atendimento. Aproveitando o momento e tudo que aprendeu através do bate-papo com a equipe de saúde que esteve na Carreta, Lucimar deixou um recado para as mulheres: “Então, mulherada, você se cuida, busca mesmo fazer um exame certo, porque esse câncer não brinca, ele mata mesmo. Então, é um conselho que eu deixo, é buscar e cuidar da saúde”.
E quem tem buscado pelos especialistas e exames disponibilizados pela Carreta da Saúde é Maria Silva Santos. Ela mora no condomínio Campo Verde e sempre que precisa, dirige-se ao Glauber Rocha. “Eu estou gostando e enquanto tiver aqui eu venho para fazer, pois é mais rápido. Hoje eu já vim para o encaixe e consegui”. Ela já havia feito o exame das mamas antes da campanha Outubro Rosa, mas considera importante se trabalhar o tema em um mês específico. “Quando tem esse projeto é bom demais, porque a gente já aprende muita coisa”, opinou.
Maria Alice Teles tem 65 anos e faz anualmente o acompanhamento para prevenção do câncer da mama e do câncer de útero. “Faço todo ano meus exames: mamografia, preventivo, exame clínico. Eu fico apreensiva quando eu não faço. Eu nunca sabia que tinha osteoporose, fiz através daqui, deu osteoporose, fiz um tratamento, e estou sempre me cuidando. Aqui foi 10, tudo que eu precisei aqui, eu fiz. E ainda vou voltar”, anunciou a moradora da Urbis 3.
Neide do Carmo Oliveira, 67 anos, também procurou a Carreta da Saúde para fazer a mamografia. “Eu faço de ano em ano e eu precisava fazer esse ano, aí achei de graça e vim fazer. Estou amando. Temos que cuidar da saúde, está sempre em dia para evitar…”, concluiu Neide, moradora da Patagônia.
- Maria
- Maria Alice
- Neide do Carmo
Também neste sábado especial, na Carreta da Saúde, foram realizadas, no total, 25 consultas com mastologista e oncologista. O mastologista Thiago Novais comentou que o dia foi produtivo e reforçou a importância de fazer esses exames de maneira periódica “É importante lembrar que todas as pessoas estão sob risco de ter câncer de mama. E eu brinco que a mamografia é igual cinto de segurança, todo mundo tem que fazer para poder salvar aquelas que de fato necessitam. A gente não tem como prever quem vai estar sujeito a ter câncer de mama, e quanto mais cedo diagnosticar, melhor”, disse o médico.
Segundo o mastologista, pacientes, principalmente acima de 40 anos de idade, pacientes em período pós-menopausa, pessoas com qualquer área nodular palpável, espessamento da pele, retração da pele, secreção espontânea do mamilo, devem procurar atendimento médico de imediato para ser feita a avaliação,, os exames de diagnóstico e se for o caso, ser encaminhada para o tratamento precoce.
- Thiago Novais
- Renato Marinho
- Fernanda Maron
O médico oncologista Renato Marinho ressalta que apesar de esse ser o mês de conscientização e combate ao câncer de mama, os cuidados têm que ser todos os meses do ano. “E toda vez que a gente traz uma campanha de prevenção, no caso esse mês de mama, a gente sempre tenta trazer também outras prevenções. Então a gente traz junto o projeto Janeiro Verde que é a conscientização e prevenção em relação ao câncer de colo de útero. E eu fico muito feliz porque cada vez mais eu recebo o apoio que a Secretaria Municipal de Saúde está tendo em relação a esse cuidado da saúde, especificamente a saúde da mulher”.
Além da intensificação da oferta na Carreta da Saúde, a Secretaria de Saúde está realizando programação do Outubro Rosa em todas as unidades de saúde do município. “Desde o início de outubro, nós colocamos a carreta de forma fixa no Glauber Rocha, justamente para atender essas mulheres, tanto na realização de mamografia, como na realização de ultrassom. Tivemos também dias “D” nas nossas unidades. E hoje, estamos aqui com uma ação, contando com a presença de estudantes da Ufba e de profissionais do Hospital Samur, com a presença da mastologista, com a presença de oncologista, realizando mamografia, realizando ultrassom. Tudo isso para fortalecer a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero”, declarou a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron.
Resultados: os laudos são entregues, conforme agendamento de entrega, no Glauber Rocha para os pacientes moradores da Zona Urbana. Já para os moradores da Zona Rural, os resultados são encaminhados, via malote, pela Atenção Básica para a unidade de saúde de referência de cada paciente, a fim de evitar o deslocamento e facilitar o acesso.