Sipat da Dass ConfecçõesA Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde, iniciou neste mês de outubro, o projeto “Integra Saúde no trabalho: um olhar vigilante”, que tem como objetivo integrar ações de vigilância dentro do ambiente de trabalho, ampliando o acesso à informação, diagnóstico e tratamento das doenças infectocontagiosas, bem como orientação à prevenção de acidente de trabalho.

A estratégia integra a Vigilância Epidemiológica, Caav, Cerest, Assistência Farmacêutica e Endemias. As ações já aconteceram nas empresas Coca-Cola, Grupo Chiacchio, Sest/Senat e Dass Confecções.

“Com intuito de ampliar a orientação e o diagnóstico de doenças transmissíveis e que tem tratamento e cura, nós integramos as vigilâncias para levar informação e cuidado ao trabalhador no seu próprio ambiente de trabalho. São orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST), oferta de teste rápido para HIV e sífilis, orientação sobre o cuidado e controle que devemos ter com o mosquito Aedes em nossa casa, orientação sobre os sinais e sintomas da tuberculose e hanseníase e informações sobre a prevenção com acidente de trabalho”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Amanda Lima.

Amanda com equipe da Vigilância

A ação desta semana aconteceu na Dass Confecções e foi realizada junto com a Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho (Sipat), promovida pela empresa. Segundo o coordenador de Saúde, Segurança no Trabalho e Meio Ambiente, Danilo Rodrigues Alves, este ano está sendo trabalhado o tema: Você mais Saudável, cuide de você em cada minuto.

Sipat Dass

“É uma semana que a gente utiliza para reforçar as informações voltadas à prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho. E estamos contando com a participação da Secretaria de Saúde falando sobre ISTs, oferta de testes, trazendo  informações que são fundamentais para a saúde do nosso colaborador”, declarou Danilo.

Para a técnica de segurança do trabalho do Cerest, Talita Macedo, ações de prevenção são o carro-chefe do Centro. “Conscientizar, falar sobre a importância da saúde do trabalhador é fundamental, principalmente quando a gente realiza essas ações de forma integrada com outros setores da Secretaria Municipal de Saúde”.

O colaborador da Dass Confecções, Herbet Campos Nascimento, aprovou a iniciativa. “Muito importante a gente receber informações sobre segurança do trabalho, sobre a nossa própria saúde e poder falar sobre isso de forma descontraída em nosso próprio trabalho é melhor ainda”.