Desenvolvimento Social
Postado em 22 de outubro de 2024 as 14:44:18

1º encontro dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Vitória da conquista iniciou nesta segunda-feira (21)
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) iniciou, nessa segunda-feira (21), o 1º Encontro dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que irá reunir no Conquista Criança, ao longo desta semana, cerca de 900 crianças e adolescentes das diversas unidades de assistência social de Vitória da Conquista.
O 1º Encontro dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é uma iniciativa do Centro de Convivência Conquista Criança e conta com a participação de usuários dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Central, do Creas Cidca, Creas Novo Olhar, do Centro de Convivência Conquista Criança, da unidade de acolhimento Acolhendo e Cuidando, da Unidade de Acolhimento para Criança e Adolescente, do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, do abrigo provisório para a população migrante e do Centro Pop Criança e Adolescente.
- Simon Arthur
- Rosival da Silva
- Carla Mascarenhas
- Yuri Souza
De acordo com a coordenadora do Conquista Criança, Carla Mascarenhas, o evento busca fortalecer os vínculos comunitários dos usuários, além de fortalecer a rede socioassistencial, através de atividades artísticas/culturais, socioeducativas e recreativas. “Será uma semana inteira de confraternização e de realização de diversas atividades para celebrar esse mês de outubro, em que é comemorado o Dia da Criança. Através dessas atividades, esperamos criar um ambiente acolhedor, atrativo e estimulante para o desenvolvimento dos nossos usuários”, explicou a coordenadora.
Durante a realização do evento, os referenciados das diferentes unidades socioassistenciais irão participar de oficinas de artesanato, música, percussão, karatê, dança, xadrez, aprendizado colaborativo, jogos recreativos, fotografia, capoeira, entre outros. Além disso, os adolescentes também terão acesso ao serviço de corte de cabelo de forma gratuita e receberão brindes e certificado de participação.
- Karatê
- Percussão
- Dança
- Artesanato
O serviço de corte de cabelo foi ofertado, de forma voluntária, pelo barbeiro Rosival Sousa da Silva. Segundo ele, participar da atividade foi uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento das crianças e adolescentes do município. “A ideia é somar, contribuindo de alguma forma com a população mais vulnerável e proporcionando uma experiência gostosa para as pessoas que estão participando. Eu já fazia trabalho voluntário com idosos em São Paulo e fiquei sabendo pelo Cras que ia acontecer essa atividade mais voltada para crianças e adolescentes. Então, eu achei legal também contribuir dessa forma”, relatou Rosival.
O adolescente do Cras Jardim Valéria, Saimon Arthur Oliveira, 14 anos, participou de todas as oficinas. Para ele, o 1º Encontro dos SCFV tem sido uma excelente oportunidade de aprender mais e interagir com novas pessoas. “Essas atividades são importantes. São boas para adolescentes e, principalmente, para as crianças, pois elas podem desenvolver habilidades, desenvolver a mente e interagir com outras pessoas da mesma idade. Tudo isso enquanto brinca, enquanto se diverte. Eu estou gostando bastante de participar”, relatou Saimon.
Participando do Cras Nova Cidade há mais de quatro anos, Yuri Souza esteve no 1º encontro do SCFV e afirmou ter gostado bastante da experiência. “Eu acho muito bom. Desde que eu comecei no Cras, eu melhorei bastante minhas habilidades. E hoje aqui no evento a minha experiência foi incrível. Estar compartilhando esse momento com as pessoas é sempre bom”, pontuou Yuri.
























