A Administração Municipal, por meio da Equipe de Saúde da Família do Pradoso, realizou, em parceria com o Programa de Educação pelo Trabalho (PET Saúde da Família), a I Feira de Saúde do Adolescente no povoado. A atividade aconteceu na última sexta-feira, 13, na Escola Municipal José Gomes do Prado.

O evento fez parte do encerramento do primeiro ciclo de atividades do PET na escola. A cada 15 dias, foram realizadas ações de promoção a saúde com os alunos da 8ª série, onde foram discutidos temas como alimentação saudável, sexualidade, saúde bucal, entre outros.

Rebeca dos Santos

“Hoje, nossa ideia foi retribuir aos alunos da escola a participação deles nos grupos de discussões e também promover o tema saúde para os alunos de outras turmas”, explicou a estudante do 6º semestre de enfermagem da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Rebeca dos Santos.

Durante toda a tarde, os alunos participaram de atividades com o educador físico do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf); de oficinas sobre saúde bucal e planejamento familiar e de artesanato; sobre primeiros socorros com a equipe do Samu 192, educação sexual, atualização do cartão de vacinação e Cartão SUS; além de orientação vocacional.

Katyusse Santana

“Essa foi uma oportunidade da  equipe de saúde estar promovendo ações voltadas para os adolescentes, que muitas vezes se distanciam da unidade de saúde nesta fase da vida. Com o PET nós conseguimos esta aproximação”, avaliou a cirurgiã-dentista da equipe de saúde do Pradoso, Katyusse Santana.

Natália Ellen

Para estudante da 8ª série, Natália Ellen, o grupo de saúde do PET foi uma oportunidade para aprender a cuidar melhor da própria saúde. “Aprendi que se a gente cuida da saúde desde cedo, nós chegamos a fase adulta fortes e com alegria para viver”, destacou.

Tiago Paiva

Já o professor de matemática, Tiago Paiva, que teve a oportunidade de participar de uma das atividades do grupo avaliou a experiência como positiva. “Existem muitos temas que foram tratados aqui que ainda são tabus, como sexualidade. Às vezes, nem os familiares têm coragem para tocar no assunto. Então, os alunos tiveram a oportunidade de se informar sobre o assunto com quem melhor conhece sobre ele, os profissionais de saúde”.

Sobre o PET– O Programa de Educação e Trabalho Saúde da Família é uma iniciativa federal que envolve os ministérios da Saúde e da Educação, por meio das secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e a de Atenção à Saúde. O objetivo do programa é fomentar grupos de aprendizagem tutorial, de natureza coletiva e interdisciplinar, na Estratégia Saúde da Família, sendo um instrumento de iniciação ao trabalho e vivências direcionadas aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).