Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 10 de outubro de 2024 as 13:30:57
e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 17:11:19

As aulas são ministradas na sala de inclusão digital do CCI
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI), iniciou nesta quarta-feira (9), um curso de informática destinado aos idosos que fazem parte do serviço. O curso está sendo ministrado em parceria com a Fainor e é parte do programa Viver: Envelhecimento Saudável e Ativo, realizado em articulação com o Governo Federal. O programa tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população idosa, por meio da promoção de atividades educativas, de saúde, de inclusão digital e de mobilidade física.
Cerca de 50 pessoas idosas estão participando das primeiras turmas do curso, que tem duração de 3 meses. Para a gerente do CCI, Eliane Cruz, a iniciativa vai ajudar os idosos a se inserirem no mundo digital. “A ideia quando finalizarmos com essas turmas é iniciar outras, para que todos os idosos do serviço sejam contemplados. Muito se fala sobre inclusão digital, e aqui nós estamos colocando isso em prática, com aulas simples, para que todos, independentemente do nível de conhecimento, possam acompanhar”, explicou Eliane.
Os usuários do CCI aprovaram a iniciativa. Elenilda Bispo, de 65 anos, frequenta o Centro de Convivência e relatou que estava com medo de ser muito difícil usar um computador, mas que depois da aula o medo passou. “Meu primeiro dia de aula foi muito gratificante. Eu nunca tinha usado um computador, apenas o celular, e por isso eu achava que mexer no computador era algo muito difícil, mas eu estou vendo que não é tão complicado. A professora é excelente e foi muito bom participar”, relatou Elenilda, que usou os conhecimentos da primeira aula para enviar uma foto para sua filha, mostrando que estava participando do curso.
- Eliane
- Elenilda
- Camila
As primeiras aulas foram ministradas pela aluna do curso de engenharia da computação da Fainor, Camila Ramos. Ela explicou que o objetivo é que os idosos possam aprender da forma mais fácil possível. “O intuito é ensinar a fazer coisas básicas no uso do computador e no acesso à internet, para que eles tenham autonomia e possam se incluir no meio digital. Queremos que os idosos possam fazer pesquisas, assistir vídeos e ter alguns conhecimentos básicos para que não caiam em golpes”, afirmou Camila.










