A Secretaria Municipal de Educação (Smed) recebeu na última quarta-feira (25), a visita de oito adolescentes que participam do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca). Na oportunidade, os jovens conheceram o prédio da Smed e seus setores, em especial, o Núcleo Pedagógico e o Núcleo de Dados e Estatísticas Pedagógicas.

A visita faz parte do compromisso do Nuca com as ações do Selo Unicef para a Criança e o Adolescente. O Núcleo já havia visitado as Secretarias de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Social (Semdes) e agora, com a vez da Smed, finalizam o ciclo de visitas aos órgãos que mais possuem ações relacionadas ao Selo.

Segundo a Mobilizadora do Nuca, Laís Pinheiro, os municípios que aderiram ao Selo, a exemplo de Vitória da Conquista, são orientados a fomentar a participação cidadã de adolescentes de 12 a 18 anos. “Conhecer o prédio da Smed significa conhecer como é gerida a política pública de educação e de que maneira são realizadas as atividades que, de uma forma ou de outra, vão impactá-los, porque todos eles são estudantes da rede municipal de educação”, declarou Laís.

Para o aluno do 9º ano na Escola Municipal José Mozart Tanajura, Yuri Carvalho, 15 anos, a visita foi muito edificante. “Pudemos conhecer um pouco mais do que é resolvido aqui. Para mim, era apenas o secretário, não sabia que havia tanta gente envolvida. Até agora estamos aprendendo muito sobre os vários setores”, salientou Yuri.

O Secretário Edgard Larry agradeceu a visita dos adolescentes do Nuca e aconselhou os jovens a estarem atentos às oportunidades. Também enfatizou o interesse pela leitura, em preservar a história e a construir boas relações com todas as pessoas. “Aproveitem a tecnologia e hoje para adquirir o conhecimento, mas tem saber filtrar as informações”, concluiu o secretário.