Unidade móvel do Senai que foi instalada ao lado do Cras Jardim Valéria

Em uma ação comunitária realizada no Cras Jardim Valéria, nesta sexta-feira (20), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), iniciou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para ofertar cursos de formação profissional.  Inicialmente, os cursos ofertados serão voltados para culinária e tem como público prioritário os moradores dos condomínios residenciais Minha Casa, Minha Vida e das pessoas atendidas pelo Programa de Regularização Fundiária do município, o Morar Legal.

Nesse primeiro momento, os cursos serão ofertados para a comunidade do Jardim Valéria e dos bairros vizinhos. As vagas para os cursos são limitadas e os interessados em se inscrever devem procurar o Cras. A primeira turma começa na próxima segunda-feira (23). Os cursos acontecerão na unidade móvel do SENAI, que esteve disponível para visitação ao longo da ação comunitária.

Os cursos que serão ministrados no Jardim Valéria são de produção de salgados e folhados, produção de bolos e tortas, pães especiais – massa doce, pães especiais – massa salgada, produção de sequilhos e petit four, e noções para a fabricação de salgados.

Essa parceria faz parte de um conjunto de ações que a Diretoria de Habitação de Interesse Social já desenvolve com os moradores dos condomínios residenciais a fim de estimular a autonomia das famílias, gerando emprego e renda. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, explicou que, em anos anteriores, outras comunidades já foram contempladas com os cursos e, agora, o Jardim Valéria será beneficiado. “Temos dado ênfase em atividades que fortaleçam a autonomia de renda. Nós garantimos o acesso ao Bolsa Família, mas também trabalhamos para que as famílias atendidas nas unidades da assistência social possam construir as suas trajetórias de mudança de vida a partir da prática profissional”, destacou Michael.

Para o coordenador de Cursos do Senai, Túlio Henrique Dantas, os cursos são uma ótima oportunidade para a população aprimorar conhecimentos e se inserir no mercado de trabalho. “É uma satisfação imensa retomar essa parceria para que a população entre no mercado de trabalho ou faça o seu próprio negócio, gerando renda para a sua família”, relatou Túlio.

Além do anúncio dos cursos, a ação também contou com atendimentos dos serviços do Cras, Creas, Cadastro Único, Habitação e Secretaria de Políticas para Mulheres. As crianças que participaram também tiveram um espaço especial com brinquedos, pipoca e algodão doce.

A secretária municipal de Política para Mulheres, Viviane Ferreira, e a gerente de Apoio a Indústria e Comércio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Gilza Marques, também participaram da ação e falaram com a comunidade sobre a importância de se qualificar para poder ingressar no mercado de trabalho.

“Quando trazemos essa carreta de formação para a comunidade, estamos contemplando homens e mulheres. Entretanto, na nossa Secretaria, atendemos mulheres principalmente nesse campo da qualificação e encaminhamento delas para o mercado de trabalho. Nós ajudamos as mulheres a atingir suas metas e chegar ao mercado de trabalho mais capacitadas. Hoje, a Prefeitura está trazendo para o Jardim Valéria uma formação continuada através das políticas de três Secretarias Municipais, desenvolvimento social, econômico e política para mulheres”, afirmou Viviane.

Ana Rosa

“Parceria aprovada”

Ana Rosa dos Santos, moradora do Miro Cairo, foi  até o evento para acompanhar uma amiga que iria se inscrever nos cursos. Ela aprovou a parceria e afirmou que o trabalho do Cras mudou a sua vida. “Antes era muito difícil a gente conseguir fazer um curso. O Cras nos trouxe muito conhecimento e nos apresentou várias coisas que tínhamos muita dificuldade para acessar. Depois do Cras, a minha vida melhorou muito e, agora que estão com os cursos profissionalizantes, eu adorei”, relatou.