A Secretaria Municipal de Educação (Smed) segue nesta sexta-feira (20), com o encontro “Diálogos Étnico-Raciais: Por uma Educação Antirracista”. O evento acontece no auditório do Cemae, a partir das 8h, e tem como objetivo fornecer subsídios pedagógicos para que os educadores abordem em sala de aula temas relacionados ao componente curricular História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, contando com a disponibilização de materiais didáticos específicos para esse propósito.

Faz parte da programação, a palestra “Trajetórias do Africano em Território Brasileiro”, com o historiador, pesquisador e escritor Prof. Natanael dos Santos. Além de atuar como palestrante, ele é membro fundador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unicamp e do Núcleo de Estudos da África (Nigéria) da Universidade Feevale de Novo Hamburgo/RS. Também haverá a participação do Quinteto Griô.

A programação se estende para os dias 23 e 24, com a oficina de implantação da coleção “Minha África Brasileira e Povos Indígenas”. A atividade será realizada no Núcleo Pedagógico da SMED e no auditório do Cemae, destinada a coordenadores e professores da EJA Noturno, além de docentes dos Anos Iniciais e Finais e da EJA Diurna.

A programação teve início na quinta-feira (12), com a palestra on-line “A Transversalidade da Educação das Relações Étnico-Raciais”, ministrada pela Prof.ª Dra. Eliane Boa Morte. Pela manhã, o encontro foi destinado a professores e coordenadores dos Anos Finais e da EJA Diurno, enquanto à tarde foi a vez dos professores e coordenadores dos Anos Iniciais.