Nesta segunda-feira (2), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin), deu início à implantação do Protocolo Externo, ferramenta que visa facilitar a solicitação dos serviços da Sefin pelos contribuintes. Os últimos ajustes para iniciar o protocolo foram definidos em reunião realizada na Secretaria de Finanças, com a presença do secretário de Finanças, Rodrigo Bulhões, da inspetora geral de Rendas, Maíra Andrade, da coordenadora do projeto, Gisele Andrade, a técnica responsável pelo ITBI, Gislândia Dias, a gerente de fiscalização, Ana Paula Gusmão, e a agente de tributos, Joselene Bittencourt.

Por meio da nova plataforma, que será disponibilizada na página da Sefin, no site da Prefeitura, os cidadãos deixam de dar entrada em processos apenas de forma presencial na sede da secretaria e passam fazer os requerimentos por meio do protocolo on-line. Neste primeiro momento, a utilização da plataforma funcionará em fase de teste e a previsão é que esteja totalmente disponível para a população a partir desta quarta-feira (4).

Nos primeiros dias, serão contempladas as solicitações que envolvem o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis) e, na sequência, a plataforma irá abranger outros serviços. Além das solicitações, os contribuintes poderão fazer o acompanhamento. Segundo a inspetora Maíra Andrade, todos os processos serão colocados na plataforma digital.

“Vamos liberar a plataforma de teste hoje para, se validado, já começar a funcionar de fato. A intenção é realmente facilitar a vida do cidadão e tornar o processo colaborativo. Nesse primeiro momento, será com o ITBI. No segundo momento, vamos iniciar os serviços de receitas diversas, a exemplo do alvará. A prefeita fez esse compromisso com os contadores, despachantes e corretores de imóveis de que a secretaria estaria trabalhando nisso e a gente conseguiu fazer essa entrega”, explicou a inspetora.

Além da plataforma digital, a solicitação dos serviços também continuará disponível de forma presencial, na sede da Secretaria de Finanças e Execução Orçamentária.