Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 7 de agosto de 2024 as 16:58:52
e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 15:59:24
Está sendo realizada em Vitória da Conquista, a 4ª Audiência Pública da Educação, promovida pelo Fórum Municipal de Educação (FME), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e com o Conselho Municipal de Educação (CME). Com o tema “Plano Municipal de Educação – 10 anos: Avanços, Desafios e Perspectivas Futuras”, o evento começou nessa terça-feira e segue até quinta-feira (8), no auditório Lúcia Dórea (Cemae). A programação do primeiro dia contou com palestra do Prof. Me. Doutorando Hilheno Oliveira Miranda.
Para o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, o evento acontece em grau singular de importância, cujo objetivo é discutir, propor, acompanhar e avaliar as políticas públicas no âmbito do sistema educacional da cidade. “Dentre as diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação, é crucial que estejamos atentos a metas e estratégias, e divididos em eixos, a exemplo de garantia do direito à educação básica com qualidade e a redução das desigualdades. Nesse sentido, necessitamos estar atentos para oferecer maior acesso à escola e ao processo de aprendizagem e ampliar a participação das famílias na vida escolar”, afirmou o secretário.
- Emília
- Edgard Larry
A coordenadora do FME, Emília Guimarães, sinalizou que a preocupação do Fórum em debater e elaborar políticas voltadas para o planejamento educacional tem crescido cada vez mais, ao longo dos anos. “Entendemos que essa postura e a formação dos planos educacionais, como o primeiro Plano Nacional de Educação (2001 – 2010), estaduais e municipais, são fundamentais para o crescimento e melhoria da educação. Esta audiência é o espaço democrático de participação da comunidade”, ressaltou.
Pensamento semelhante tem o vice-presidente do CME, Cézar Henrique Nolasco. “A educação, assim como todas as políticas públicas, precisa ser planejada, e temos feito isto ao longo do tempo e dentro do FME. Nosso papel é este: pensar a educação que temos, e analisar e propor a educação que queremos”, disse.
- Cézar Nolasco
- Hilheno
O palestrante, professor Hilheno, destacou que os planos municipais são políticas públicas educacionais importantes para resolver os problemas das desigualdades educacionais do país. “O tema será debatido com base na relatoria da última audiência, da qual foram tiradas notas técnicas para atualizar o plano vigente. A Prefeitura e o FME estão de parabéns, porque enquanto têm municípios que não conseguem monitorar seus planos de educação, Conquista, além de conseguir, já está se preparando para o próximo”, parabenizou o professor.