A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo Pedagógico, está promovendo entre os dias 29 de julho a 01 de agosto, formação para os professores dos alunos do 2º ao 5º ano. O evento está ocorrendo no foyer do Planetário Professor Everardo Públio de Castro e o objetivo é trabalhar, estudar as plataformas de apoio que são utilizadas pela rede municipal de ensino.

As Coordenadoras dos anos iniciais, Cléia Geane Oliveira Lopes e Isa Maria Novais Azevedo, foram as responsáveis pela capacitação. Cléia explica que hoje são trabalhadas as Plataformas Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei); Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração entre estados e municípios (Parc) voltada para o 2º ano e que é uma plataforma do governo estadual; e o Sistema de Avaliação do Educar Pra Valer (SAEV) que também realiza avaliações periódicas.

Cléia acrescentou que também será trabalhado o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). “Este ano tem a prova para os alunos do 2º e 5º ano e estamos trabalhando com as estratégias de intervenção, as habilidades que foram mais frágeis através do resultado lançado no ano passado. Estamos trabalhando em cima destas habilidades mais frágeis que os alunos tiveram para que neste ano possam se fortalecer”.

Cléia também entende que há uma boa adaptação dos professores na utilização das Plataformas. “Este ano nós tivemos professores novos que entraram agora pelo concurso. Então estamos sempre fazendo uma retomada do que já foi passado anteriormente para aqueles que estão chegando, mas eles já estão se adaptando, já estão se adequando e tem também as orientações dentro das escolas através dos coordenadores pedagógicos que recebem a formação do Núcleo também. Então eles já estão se apropriando e há aqueles que já estão adiantados neste processo”.