Notícias
Postado em 4 de julho de 2024 as 07:30:59

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), e o Centro Universitário de Excelência (Unex) firmaram uma parceria para que estudantes do curso de Medicina Veterinária participem de aulas práticas no Curral Municipal. Dessa forma, eles ajudam os animais resgatados nas ruas e estradas e colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Segundo o gerente municipal de Posturas da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), Joelson Moreira, o Curral Municipal recebe, mensalmente, um número muito alto de animais resgatados, e muitos já chegam numa situação muito complicada, com desidratação, fraturas expostas, entre outros problemas. Por isso, a Sesep procurou a Unex para fazer essa parceria. “Como a Unex não tem local para fazer aulas práticas com animais de grande porte, eles aceitaram fazer dois dias de aula, com professores e alunos fazendo atendimentos diversos nos animais que forem recolhidos. Muitas vezes, a Prefeitura é acusada de maus-tratos aos animais, mas, na verdade, a gente já pega o animal maltratado, muito magro e debilitado. Então, por a gente já receber os animais dessa forma, buscamos essa parceria”, explicou o gerente, acrescentando que de janeiro a junho deste ano foram apreendidos 248 animais.
Segundo a professora Fernanda Fogaça, a faculdade estava em busca de um local para as aulas práticas e houve essa possibilidade com a Prefeitura. “A gente escolheu o local justamente pelo fato de vivenciar ali a realidade, a maioria das condições que a gente acaba encontrando nos atendimentos. E é trazer essa realidade para os alunos, a vivência prática. A ideia é que nessa parceria com a faculdade, a gente consiga estar dando uma assistência para esses animais. Então a ideia é usar o conhecimento adquirido pelos alunos e empregar na prática, no Curral Municipal, por meio desse convênio com a Prefeitura. Não adianta falar só em sala de aula e não trazer a realidade para eles, e nada melhor do que um ambiente de resgate com a possibilidade de estar ofertando um atendimento dentro do município”, explicou a professora.
- Professora Fernanda
As aulas práticas no curral serão contempladas nas disciplinas de “Semiologia aplicada a grandes animais” e “Clínica médica de grandes animais”. Eduardo Couto, estudante do sexto semestre, destacou a oportunidade de ver de perto a situação dos animais e ajudar na recuperação até a saída deles. “Acho que é muito importante essa experiência prática, com animais que são resgatados. Ver a realidade dos animais que estão aí, muitas vezes abandonados pelas ruas e acabam sendo trazidos para cá. Acompanhar todo o processo, desde a entrada dos animais até a saída, ver qual vai ser o destino deles”.










