Velho conhecido dos eventos culturais promovidos pela Prefeitura de Vitória da Conquista, o cantor e compositor Seu Baducha fechou a programação do palco principal do Centro Cultural Glauber Rocha na noite desta sexta-feira (21), a quarta e penúltima do Arraiá da Conquista no local.

O artista subiu ao palco depois de Ito Moreno e Banda Carcará, Nando Cordel e Rege de Anagé. E, por meio de sua performance, colocou-se como um defensor dos autênticos ritmos nordestinos – posicionamento que se revelou na escolha do repertório, majoritariamente composto por canções de figuras como Luiz Gonzaga, Flávio José, Targino Gondim, Dorgival Dantas e o próprio Nando Cordel, além do Trio Nordestino.

“Nós, como nordestinos, temos que primar por respeitar essa tradição forrozeira”, defendeu Baducha. E, além de recorrer aos nomes clássicos dos ritmos nordestinos, ele trouxe canções de sua autoria que seguem esses gêneros, como o arrasta-pé “Festa na roça” e os xotes “Nó de umbigo” e “Geração mimimi” – todas recém-gravadas e já disponíveis nas plataformas digitais.

Seu Baducha defendeu também algo presente na programação do Arraiá da Conquista: um espaço garantido para a participação dos artistas que vivem na cidade e na região e concentram suas carreiras profissionais no cenário regional. “Isso é fundamental”, analisou o cantor. “Os artistas locais e regionais mantém essa arrecadação aqui na região. Então, o dinheiro circula por aqui”, argumentou.

“É importante que se prestigiem a todos, mas é fundamental que você prestigie a prata da casa, da qual eu faço parte, com muito orgulho”, concluiu Baducha.

Programação do Arraiá continua

A noite deste sábado (22) é a última da programação do Arraiá da Conquista no Centro Cultural Glauber Rocha. No palco alternativo, apresentam-se Forró Chegança, Forró Temperado e a Quadrilha da Boa Vontade. Já o palco principal recebe Amado Batista, Chambinho, Erlan Forrozão e Xamego Proibido.

Na Praça Nove de Novembro, o palco terá apresentações musicais até o Dia de São Pedro, em 29 de junho. Na Vila Junina da Lagoa das Bateias, os trios de forró pé-de-serra se apresentam às sextas e sábados, também até o dia 29.

Nos distritos rurais, o Arraiá da Conquista será realizado nos dias 23 e 24.