A Prefeitura, por meio do Núcleo de Atenção à Saúde e de Segurança no Trabalho (NAST), concluiu esta semana as atividades de dois importantes grupos terapêuticos voltados para o atendimento de seus servidores públicos. Os grupos “Entre Nós Mulheres”, dedicado ao trabalho com as servidoras municipais, e o “Caminhos do Sentir: Aprendendo, Reconhecendo e Convivendo com as Emoções” realizaram seus últimos encontros, encerrando mais um ciclo de atividades promovidas neste semestre.

Para celebrar a conclusão, os participantes de ambos os grupos se reuniram na sede do Núcleo, onde, por meio de dinâmicas integrativas, puderam vivenciar o clima das tradicionais festas juninas. “Os grupos terapêuticos têm contribuído de forma muito significativa na vida dos participantes. A segunda edição do ”Caminhos do Sentir” foi uma experiência enriquecedora, onde proporcionamos aos servidores a busca por reflexões sobre suas emoções, o reconhecimento e a nomeação das principais delas, além do desenvolvimento de competências socioemocionais”, afirma o psicólogo do Nast, Hernandes Mendonça.

Para a psicóloga Núcia Normando, responsável pelo grupo “Entre Nós Mulheres”, a proposta do grupo surgiu para atender de forma mais ampla as necessidades das servidoras municipais. “Pensamos em criar um espaço voltado especificamente para o universo feminino, onde pudéssemos trabalhar temas como autocuidado, relações afetivas e a função de cuidar, tão inerente à mulher”, explicou Núcia.

A servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Ferraz, participou do grupo dedicado às mulheres e ressaltou a importância dessa iniciativa. “O processo de aprendizado, de contato com as pessoas e a abordagem de diversas nuances da nossa psique e saúde mental foram muito interessantes. Essa oportunidade de visitar o nosso passado, presente e futuro, de forma orientada, foi muito enriquecedora”, afirmou Adriana.

Os grupos terapêuticos do Nast voltarão com novas turmas no segundo semestre deste ano.