Arraiá da Conquista 2024
Postado em 19 de junho de 2024 as 23:13:11

Para o cantor e compositor cearense Leonardo de Luna, cantar no Arraiá da Conquista, nesta quarta-feira (19), não foi exatamente uma novidade, embora ele só tenha se apresentado no evento junino da Prefeitura uma vez antes disso, em 2022. A familiaridade com o ambiente conquistense, segundo o artista, tem origem na relação que ele estabeleceu com Vitória da Conquista.
“Pra mim, é sempre uma alegria voltar a Vitória da Conquista, essa terra querida. Tenho amigos queridos aqui”, afirmou Leonardo, minutos antes de subir ao palco principal do Centro Cultural Glauber Rocha. Além das amizades cultivadas na cidade, calhou de seu show ser agendado para a mesma noite em que também sobem ao palco dois de seus amigos: Alcymar Monteiro, que gravou músicas suas e participou da gravação de um DVD de Leonardo no Crato (CE), e Frank Aguiar, que também já deu voz a composições do cearense, com quem cantou num DVD em homenagem aos 30 anos de carreira de Frank, gravado em São Bernardo do Campo (SP).
“São dois amigos queridos. Dois artistas dos quais sou fã. Quando me disseram a data que eu estaria compartilhando com esses dois amigos queridos, para mim foi uma alegria. O Arraiá da Conquista está de parabéns pela organização, pelo acolhimento. Esse friozinho é muito arretado e eu estou muito feliz de estar aqui, junto com vocês”, comentou Leonardo.

Durante sua apresentação, o cantor mostrou ao público conquistense parte das referências culturais que amealhou durante a vida, e que vem compartilhando ao longo de uma discografia que já inclui seis CDs e dois DVDs, além de canções gravadas por artistas como Flávio José, Santanna e os dois amigos com quem compartilhou o palco principal do Arraiá da Conquista.
Em seu show, ele trouxe clássicos de Luiz Gonzaga e de outros baluartes que fizeram incursões pelo baião e por outros gêneros nordestinos, como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Gilberto Gil e outros. “Venho de uma cultura popular e fui criado no meio do forró. Venho trazendo o arrasta-pé, que é o tradicional do nosso São João, e do nosso movimento do Nordeste. A Bahia gosta muito do arrasta-pé. Mas também tem xote, forró… E trago também canções de minha autoria, já gravadas por outros artistas”, contou Leonardo.
Entre as canções autorais incluídas no show, destacam-se “Estrela de São João”, cuja gravação teve participação de Alcymar Monteiro, e “Mãos que oferecem flores”, sucesso na voz de Frank Aguiar, pela qual o compositor demonstrou um carinho especial: “É uma mensagem que eu deixo em todos os lugares por onde passo”. Houve espaço também para “Dois num só”, composição que ele descreve como “um xote na linha de Dorgival Dantas”.
“Estou trazendo um forró de primeira qualidade, com um instrumental tradicional de sanfona, flauta transversal…”, relatou o cantor. “É um repertório que agrada. Em 2022, agradou ao pessoal de Conquista”, concluiu.

Programação do Arraiá continua
Na noite de quinta-feira (20), o palco alternativo do Centro Cultural Glauber Rocha recebe Weslley e Fátima, Quadrilha Luz do Nordeste e Isa Borges. No palco principal, o público verá Nadson Ferinha, Forró do Mariá, Rony Barbosa e Targino Gondim. A programação musical do Glauber Rocha prossegue até sábado (22).
Na Praça Nove de Novembro, o palco terá apresentações musicais até o Dia de São Pedro, em 29 de junho. Na Vila Junina da Lagoa das Bateias, os trios pés-de-serra se apresentam às sextas e sábados, também até o dia 29.
Nos distritos rurais, o Arraiá da Conquista será realizado nos dias 23 e 24.





