Desenvolvimento Social
Postado em 14 de junho de 2024 as 15:54:49
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou, nesta sexta-feira (14), uma festa junina para os idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A celebração aconteceu no Estádio Municipal da Zona Oeste, mais conhecido como Murilão, e reuniu os idosos dos Cras e do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Durante os festejos, os mais de 300 idosos desfrutaram de momentos de alegria, com comidas típicas de São João e muito forró.
A prefeita Sheila Lemos esteve na festa e reforçou que o São João não é apenas uma festa religiosa, mas é um festejo tradicional do nordeste e que, portanto, deve ser celebrado. “Que festa linda! Lá fora está frio e aqui estamos todos com o coração aquecido por causa do forró. Para nós nordestinos os festejos juninos tem uma relação muito forte com a família, é uma confraternização em que as famílias ficam juntas e se unem. É uma época de muita alegria”, afirmou Sheila.

A prefeita Sheila Lemos ao lado do secretário Michael Farias
Um dos objetivos da festa foi promover a integração entre os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, os festejos juninos são uma forma de promover a união entre as comunidades, fortalecendo vínculos. “É uma alegria enorme estar aqui nessa festa especial. Todo nordestino gosta de São João. O dia de hoje é um momento de celebração. Com a presença de todos os Cras e do Centro de Convivência do Idoso, vamos celebrar a vida, dançar, sorrir e viver melhor, enquanto comemoramos o São João”, pontuou Michael.
Como em toda boa festa de São João, não faltaram comidas típicas, como milho, canjica, caldos e amendoim. Os idosos aproveitaram a festa para dançar ao som do forró, gênero musical tradicional nos festejos juninos. Foi o caso de Dona Jovina de Carvalho, de 77 anos, que frequenta o Centro de Convivência do Idoso há 13 anos. “Estou apaixonada, amando essa festa. Isso é uma terapia para mim, faz parte da minha vida e da minha saúde. Aqui é lugar de gente feliz”, relatou.
Frequentando as atividades do Cras Nova Cidade, Aguimair da Silva, de 74 anos, também relatou estar muito feliz com a festa. “Estou amando, essa festa foi muito boa. A equipe do Cras também é muito boa, depois que eu comecei a frequentar eu nunca mais deixei de sair e me divertir. É bom demais”, afirmou a idosa.
- Jovina
- Aguimair
- Zélia
Zélia Ferreira, de 85 anos, também é apaixonada por São João. Ela relatou que a festa dos Cras é apenas a primeira que ela vai participar esse ano, e que ela ainda quer se divertir muito. “Aqui no Murilão, o espaço é muito bom. Espero que a gente tenha mais festas, não apenas essa, porque eu amo São João”, relatou Zélia.