Finanças e Execução Orçamentária
Postado em 14 de junho de 2024 as 10:01:48
e atualizado em 25 de junho de 2024 as 22:55:16
Ainda nesta segunda quinzena de junho, a Secretaria de Finanças (Sefin) vai começar a executar o projeto “Conquista sem Papel”, por meio de um sistema de gestão eletrônica de documentos e processos, uma iniciativa inovadora que visa transformar a gestão pública em Vitória da Conquista. Para tanto, os servidores da secretaria vêm recebendo o treinamento para implementação do sistema desde o início da semana e segue até esta sexta-feira (14). Nesta etapa, os servidores estão sendo capacitados para lidar com as funcionalidades do sistema e melhor atender à população.
A implantação dos processos digitais na Sefin, não apenas moderniza a administração, mas também otimiza significativamente os procedimentos burocráticos. Nesta primeira fase da execução, todas as demandas da secretaria serão realizadas digitalmente e logo mais, o cidadão vai poder abrir e consultar processos on-line em seus dispositivos, levando mais comodidade para a população.
Gisely Andrade, gestora do projeto de implantação do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos e Processos da Sefin, enfatiza a importância do setor se adequar ao meio digital. “Isso reduz custos, otimiza o processo e melhora a qualidade da informação, tanto na questão da qualidade em si, como também na transparência da informação”, garantiu a servidora.
No treinamento oferecido para os servidores da Sefin, a ferramenta é apresentada e as funcionalidades são demonstradas. Francisco Silva, consultor do processo digital, salientou que o processo preparatório não diz respeito apenas ao uso da ferramenta, mas da conscientização do servidor. “Nós temos a fase de provocação do servidor, que compra a ideia e sai do treinamento sabendo para que vai utilizar o sistema. Somente a partir daí ele recebe uma demonstração da ferramenta”, frisou o consultor, que também citou os impactos positivos para a gestão. “Temos o eixo da eficácia da dinâmica do processo digital e o eixo da economia do recurso material, que inclui a preocupação com a sustentabilidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU”, ressaltou Francisco.
Nilton Cezario, gerente do setor de IPTU, revela sua expectativa para a dinamização do atendimento ao público e facilitação do trabalho no departamento. “Vai ajudar muito, pois são muitos atendimentos por dia, diversos requerimentos e formulários. São inúmeras resmas de papel utilizadas e vários arquivos e salas que serão desocupados e vão gerar economia para a administração e agilizar nosso serviço enquanto servidores”, comemorou Nilton.
- Gisely Andrade
- Francisco Silva
- Nilton Cezario
O projeto Conquista sem Papel na Sefin é apenas o ponto de partida. Novas mudanças e melhorias serão implementadas em outras secretarias para aprimorar ainda mais a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura de Vitória da Conquista. A busca pela excelência na gestão pública é um processo contínuo, e o compromisso com a inovação e a melhoria constante é fundamental para garantir que as necessidades e expectativas da comunidade sejam atendidas.