Desenvolvimento Econômico
Postado em 12 de junho de 2024 as 15:36:15
Participantes do programa da Economia Solidária, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), realizaram nesta quarta-feira (12), uma animada confraternização junina, marcando o recesso do primeiro semestre dos cursos de técnicas de corte e costura, pintura e artesanato.
O programa, que funciona há cerca de cinco anos no espaço situado no 1º andar do Mercado do bairro Brasil, conta com a participação de aproximadamente 30 mulheres que recebem aulas de duas professoras voluntárias. Elas contam com máquinas de costura disponibilizadas pela Prefeitura e tecidos doados pela empresa Dass.
Uma das alunas, Edimé Vieira, relata que chegou ao programa sem saber costurar, mas hoje exibe com orgulho bonecas feitas nas oficinas. “Cheguei aqui, não sabia nada, comecei a costurar, fazer crochê, e hoje isso faz parte da minha vida. Eu sinto falta quando não estou aqui”, disse.

Edimé
Para a professora voluntária, Maria das Graças Batista, a satisfação é imensa ao ver a evolução das alunas. “Sempre elas vão aprendendo, vão saindo, pegando o seu dinheirinho e nós vamos continuando. Acho muito importante esse programa da Prefeitura, pois a gente não paga nada e todo mundo quer participar”, declarou.

Maria das Graças
O coordenador da Economia Solidária, Jadiel Albino, ressaltou que o programa, que também acolhe pacientes de fibromialgia como forma de tratamento terapêutico, tem se destacado pela dedicação das participantes. “Aqui trabalhamos com a cultura, aprendizagem, pessoas que nunca mexeram com a máquina e que têm um desejo de aprender. Nosso trabalho é voltado principalmente para as pessoas que precisam de uma fonte de renda”, afirmou Jadiel.

Jadiel
As aulas do programa ficarão em recesso até o dia 6 de julho. Para novos interessados, as vagas são ilimitadas e para participar das oficinas eles devem se dirigir ao 1º andar do Mercado, situado na Avenida Brumado, bairro Brasil, munidos de comprovante de residência e documento com CPF.