A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro de Referência de Assistência Social Rural (Creas Rural), promoveu, na última sexta-feira, 30 de agosto, atividades socioassistenciais e recreativas na Escola Municipal Lírio dos Vales na comunidade quilombola Boqueirão, localizada no distrito de José Gonçalves. O objetivo da ação foi aproximar ainda mais os serviços públicos de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

A equipe do Creas Rural teve o apoio de outros funcionários do Governo Municipal para disponibilizar serviços sociais, como cadastros e esclarecimentos para beneficiários do Programa Bolsa Família; informações e orientação sobre sexualidade; além de oficinas de reciclagem e de escovação de dentes.

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, ligados ao Centro de Apoio à Vida (Caav), ministraram palestras de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e aids. A população também teve  a oportunidade de atualizar o cartão de vacinação.

A equipe teve ainda o apoio do Balcão de Justiça e Cidadania da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que ofereceu aos moradores orientações jurídicas. Essa instituição parte do princípio de que o acesso universal à Justiça está assegurado na Constituição Federal, e, por isso, a assistência jurídica gratuita deve estar disponível à população de baixa renda.

Garantia de direitos –  O empenho da equipe do Creas Rural e seus parceiros resultou em 100 atendimentos para os cidadãos da localidade. Implantado em 2011, o Creas Rural  está presente nos distritos de José Gonçalves, Bate-Pé, São João da Vitória e São Sebastião. Neste último ano,  483 pessoas se inscreveram no serviço e outras mil, entre crianças, adolescentes e idosos, tiveram suas demandas atendidas.