Um marco na luta pela cidadania e respeito à identidade de gênero. Assim pode ser definido o Dia da Visibilidade Lésbica, comemorado no último dia 29 de agosto. Para celebrar a data em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal, por meio da Assessoria Técnica de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Desenvolvimento Social, promove neste domingo, 1º de setembro, uma Roda de Conversa com o tema: De goby à mulher – tecendo novos conceitos do feminino.

O encontro será realizado a partir das 14h, na Rua N, nº 24, Morada dos Pássaros II. Na ocasião, o Grupo Amigos da Diversidade vai apresentar todas as nomenclaturas que envolvem o universo lésbico; a União de Mulheres discutirá questões referentes ao Plano Nacional de Políticas de Mulheres, com foco no Enfrentamento ao Machismo, Sexismo e Lesbofobia; e o Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos abordará assuntos referentes à violência doméstica, entre outros.

Significado da data – A escolha do dia 29 de agosto como o Dia da Visibilidade Lésbica ocorreu quando da realização do I Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), em 29 de agosto de 1996, no Rio de Janeiro. A comemoração da data se tornou efetiva a partir do ano de 2003. Desde então o número de atividades no Dia da Visibilidade Lésbica vem aumentando gradativamente, refletindo o crescimento no número de grupos voltados especificamente para as questões das mulheres lésbicas e bissexuais.