Vislumbrar o cinema como ferramenta para a educação também está entre as propostas da Mostra Cinema Conquista. Neste ano, as sessões de cinema no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima também serão direcionadas ao público infantojuvenil, com a exibição de filmes às 15 horas, voltada a alunos de escolas particulares e estaduais do município.

A ação, que acontece de terça a sexta-feira, é fruto de uma parceria com a Diretoria Regional de Educação (Direc-20). Serão quatro escolas estaduais que levarão seus alunos do ensino médio: Abdias Menezes, Alaor Coutinho, Centro Integrado e Colégio Camillo de Jesus Lima. Além disso, os colégios Juvêncio Terra, Padre Gilberto, Sacramentinas, Oficina e Opção também participarão da atividade, totalizando uma expectativa de até 500 alunos nos quatro dias de exibições.

A oportunidade possibilita o contato dessa plateia com o cinema tanto em longa quanto curta-metragem, formato que, muitas vezes, esses jovens não têm acesso, no entanto, possuem o interesse. Nessa vertente, serão exibidos também curtas produzidos pelos próprios alunos do Colégio Sacramentinas que realizaram, em 2013, a quarta edição do Prêmio Glauber Rocha.

Completando as atividades da Mostra nesta nona edição, as exibições nos distritos de Bate-pé, Batuque, Cercadinho, Dantelândia, Iguá, Inhobim, José Gonçalves, Pradoso, São Sebastião e Veredinha acontecerão em escolas municipais entre os dias 9 e 18 de setembro. Essas sessões são abertas a toda comunidade e acontecem sempre às 19 horas, com a projeção dos curtas Cine Camelô, de Clarissa Forjaz Knoll, e O fim do filme, de André Dib, e do longa Meu pé de laranja lima, de Marcos Bernstein.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Mostra Cinema Conquista