Oferecer qualificação profissional rápida e sem custos é um dos objetivos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Trata-se de uma oportunidade para a população que mesmo sem recursos financeiros deseja melhorar seu currículo para ingressar no mercado de trabalho.

É com essa proposta que a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Acessuas Trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou durante esta semana visita aos oito Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município, com o objetivo de apresentar o programa e efetuar pré-inscrições em cursos profissionalizantes. Ao total, são 300 vagas distribuídas nos cursos de Garçom, Auxiliar de Cozinha, Recepcionista, Auxiliar de Nutrição, Cuidador de Idoso, Costureiro, Manicure, Maquiador.

Nessa quinta-feira, 29, foi a vez do Cras do Loteamento Miro Cairo  receber a visita da pedagoga Vanessa Ribeiro e da educadora social Mary Lygia. “Nós queremos ver todos os estudantes dos cursos encaminhados para o mercado de trabalho, desempenhando seu trabalho da melhor forma possível, porque são as pessoas que estão em vulnerabilidade social que são o público prioritário do Pronatec. E aqui no Cras, encontramos esse público”, salientou Vanessa.

Riviane Santana, coordenadora do Cras VIII

Segundo a coordenadora do Cras VIII, Riviane Santana, o serviço que funciona no território desde abril do ano passado já cadastrou quase 900 famílias,  e cinco grupos de convivência já foram instalados por meio de uma equipe multidisciplinar composta  por psicólogas, assistentes sociais e uma educadora social. A coordenadora evidenciou o papel de transformação do serviço do centro, que viabiliza o acesso das pessoas a outras políticas públicas e procura solucionar conflitos individuais e familiares. “Os resultados obtidos são uma resposta daquilo que temos buscado, e a gente percebe no semblante das pessoas o sentimento de gratidão, porque verdadeiramente o Cras é a casa da família”, disse.

O Cras VIII atende os moradores do Miro Cairo, Henriqueta Prates, Loteamento São Pedro, Cidade Maravilhosa, Senhorinha Cairo, Terra do Remanso, Recanto das Águas, Vilas Serranas I, II, III e IV, Bateias I e II, Urbis IV, Loteamento Cidade Serrinha, Laje Grande I e II, Pacheco, Loteamento Sobradinho e Nova Esperança. Situado na Avenida 11,  nº 39, Loteamento Miro Cairo, o serviço presta atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h.