A equipe do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de Vitória da Conquista se reuniu com adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), no Orquidário Municipal, nessa terça-feira (30), para acertar os últimos detalhes do 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef, que acontece nos dias 6 e 15 de maio.

O 2º Fórum Comunitário será realizado pela equipe intersetorial do Selo Unicef e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), com a finalidade de avaliar, junto com a comunidade, os resultados alcançados pelo município, por meio do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, elaborado e aprovado no 1º Fórum Comunitário, em fevereiro de 2022.

Segundo a articuladora do Selo Unicef, Laís Pinheiro, o objetivo do encontro é preparar os adolescentes e conscientizá-los da importância do Fórum na avaliação do impacto de programas e políticas sociais voltadas à melhoria das condições de vida da população de zero a 18 anos incompletos. “Esse encontro é para mostrar para os adolescentes a importância do Fórum e das políticas públicas voltadas para a infância e juventude que o Selo Unicef, através de vários órgãos do nosso município, conseguiram desenvolver. E a gente convida a todos para participar do segundo fórum, que é tão importante para o nosso município”, disse Laís.

Integrante do Nuca desde 2023, a adolescente Analy Pereira comemorou sua evolução desde que iniciou no núcleo e afirmou estar cheia de expectativas para participar, pela primeira vez, do Fórum Comunitário. “Eu estou muito animada porque eu vou poder interagir com pessoas, treinar minha sensibilidade e aprender bastante sobre o funcionamento do Nuca e dos projetos desenvolvidos nessa edição do Selo Unicef. É uma iniciativa muito boa. Eu tinha dificuldade em memorizar falas e em gesticular. De lá para cá, melhorei bastante minha oratória.”, relatou.