Uma equipe da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres participou de reunião com o Governo Municipal, na  Prefeitura da Zona Oeste (PZO), nesta terça-feira (30), para apresentar o projeto “Construindo Equidade”, que visa capacitar mulheres para atuar na construção civil em Vitória da Conquista, possibilitando o aumento das oportunidades de trabalho e renda para esse público-alvo.

De acordo com a secretária municipal de Política para Mulheres, Viviane Ferreira, trata-se de um projeto que atuará nos quatro cantos da cidade e da zona rural. “Buscamos, com essa ação, fortalecer o empoderamento feminino para que as mulheres compreendam que elas podem, sim, ocupar todos os espaços, cargos e funções, além de reforçar, efetivamente, a autonomia financeira delas em nossa localidade. Será uma iniciativa de grande sucesso”, explicou.

Ainda segundo a secretária, já foi fechada uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e outras podem surgir nos próximos dias. “A gente está trabalhando para fechar outras parcerias que possam ampliar o número de mulheres atendidas pelo projeto”, disse Viviane.

Para a prefeita Sheila Lemos, esse tipo de inciativa é uma maneira ideal de unir poder público e comunidade. “Quando a gente se une, fica muito melhor a nossa atuação em sociedade. Com esse projeto, é possível incluir as próprias leis municipais, a exemplo do Selo Lilás, para tirá-las do papel de fato. Além disso, é possível abrir vagas especialmente para mulheres que têm menos visibilidade, aquelas que estão em situação de violência e vulnerabilidade ou aquelas que não moram na zona urbana”, afirmou a gestora municipal.