Gilnúbia e Séfora

Por meio de convênio firmado com a Prefeitura de Vitória da Conquista, para a formação de 25 mestres que atuam na educação básica da rede municipal, o Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) da Uesb realizará, no período de 24 a 30 de abril, sua primeira Missão Internacional de Trabalho (Estudo), no contexto do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Três docentes da educação básica da rede municipal de ensino, Séfora Barros da Silva, Gilnúbia Rosa Mendes da Silva e Katiúscia Lima Badaró, mestras em Ensino pelo PPGEn-Uesb, foram selecionadas pelo Edital Interno 03/2023 para apresentar suas pesquisas de mestrado na terra Lusitana.

A Missão Internacional, que é coordenada pelo Prof. Dr. José Jackson Reis dos Santos, a Profª. Dra. Sandra Márcia Campos Pereira, ambos da Uesb, e Profª. Dra. Carmen Cavaco, da Universidade de Lisboa, tem, entre os objetivos, refletir coletivamente sobre os processos de desenvolvimento de pesquisas avançadas no campo da educação e formação de adultos, destacando o pensamento e a obra do educador brasileiro Paulo Freire, pensador estudado por três grupos de pesquisa, além de participar e desenvolver encontros técnico-científicos no âmbito do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, destacando-se pesquisas sobre formação e educação de pessoas jovens, adultas e idosas.

A professora Séfora Barros destacou que essa é uma grande oportunidade de apresentar as produções acadêmicas desenvolvidas em Vitória da Conquista, por meio do Programa de Pós-graduação, com a realidade da rede municipal, aos teóricos e acadêmicos de Lisboa, e fim de promover uma troca de experiências exitosa. “Tenho certeza que vai agregar muito ao nosso conhecimento, visando sempre o avanço e o êxito da nossa educação”, disse. Gilnúbia Rosa também falou da importância de apresentar os resultados da pesquisa em outro país de Língua Portuguesa. “É muito importante pra nós e pra toda rede municipal de ensino. Agradeço muito porque toda a minha formação acadêmica, da graduação ao mestrado, foi através da parceria Uesb/PMVC”. “Essa missão internacional nos permite trocar conhecimento na medida em que levamos os resultados das nossas pesquisas para outro país e aprofundamos em outras realidades”, afirmou Katiúscia Lima. Todas agradeceram ao Governo Municipal pela parceria que proporcionou essa formação.

Para o secretário Edgard Larry, essa missão é o resultado relevante do investimento feito pelo município, ao longo dos últimos anos, no aperfeiçoamento e formação dos profissionais da Educação. “Três professores que fizeram parte do programa de mestrado, realizado em parceria com a Uesb, estão habilitados a representar Vitória da Conquista e o Governo Municipal num país europeu. Nossos professores vão apresentar os resultados das pesquisas que produzimos aqui, a ciência com qualidade. Isso é motivo de celebração”, salientou.