Membros do Governo Municipal prestigiaram a posse da diretoria do Sindicato dos Taxistas de Vitória da Conquista realizada na manhã desta terça-feira (16), na sede do sindicato. Na ocasião, a prefeita Sheila Lemos, o presidente reconduzido ao cargo, Nilson Pinheiro, e os vereadores Luís Carlos Dudé e Andreson Ribeiro celebraram as conquistas da categoria, a exemplo da Lei nº 2.663/2022, que, dentre outras providências, permitiu a transferência da autorização de táxi no município.

“Ao ouvir o relato dos taxistas, a gente viu que precisava ter pressa para resolver logo essa situação que vinha se arrastando há anos, por isso, pedimos celeridade à Câmara de Vereadores e ela nos atendeu”, lembrou a prefeita. A declaração foi confirmada por Nilson. “Isso trouxe um benefício extraordinário para a nossa categoria e hoje já temos, aproximadamente, 40 alvarás transferidos, e um agradecimento da classe muito grande à prefeita Sheila Lemos de Andrade”, disse o presidente do sindicato.

O vereador Dudé também destacou o papel da Câmara de Vereadores. “É o nosso papel desenvolver as leis como fizemos com essa lei e fizemos por unanimidade. A Câmara não mediu esforços na aprovação desta importante lei”, disse Dudé. Já o vereador Andreson Ribeiro ressaltou o pioneirismo da lei. “Foi uma iniciativa de muita bravura no Brasil, a lei. Está sendo o município pioneiro na regulamentação de uma lei tão importante”, declarou.

Diálogo permanente promove avanços    

Outras conquistas foram obtidas pela categoria nos últimos anos e isso foi creditado ao diálogo permanente com o poder público. “Estamos sempre fazendo essa interlocução, fazendo os projetos a quatro mãos. Pois nós, enquanto gestores públicos, temos que estar abertos para ouvir. É muito importante ter essa consciência que é através das associações e dos sindicatos que a gente consegue a melhoria para a classe, para a comunidade, porque é um interlocutor falando por um grupo e assim tem sido com o Sindicato dos Taxistas”, comentou a prefeita.

Sheila ainda anunciou um estudo que está sendo realizado pela Prefeitura Municipal. “Nós estamos estudando um projeto chamado Vou Ali, que é um aplicativo, como se fosse um Uber do município, onde nós vamos colocar os taxis, inclusive para prestar serviço à Prefeitura. Nós estamos vendo a viabilidade do aplicativo criado pela equipe técnica do município, então nós vamos começar esse estudo com os táxis”, revelou a gestora.

Nova diretoria e mesa de honra

O presidente do Sindicato dos Taxistas citou o empenho do Governo Municipal em garantir o auxílio emergencial para os 361 motoristas de táxis no sistema da União, em decorrência do estado de emergência devido à elevação do preço do petróleo, combustíveis e seus derivados, assim como os impactos sociais provocados dentro do prazo previsto e de aceitar o pleito da categoria para padronização específica dos táxis. “Convidamos à prefeita para este momento tão importante para categoria porque todas às vezes que a procuramos, fomos bem atendidos”, finalizou Nilson.

Também participaram da posse da nova diretoria, o chefe de Gabinete e secretário municipal de Mobilidade Urbana, Lucas Dias, o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, e o coordenador municipal de Transporte, Sérgio Hubner.