Representantes da Gestão Municipal receberam, na manhã desta quinta-feira (4), uma comissão de moradores dos loteamentos Urbis V e Vila Serrana I, no bairro Zabelê, para tratar da regularização fundiária dessas localidades. O encontro, realizado na sala de reuniões da Seinfra, foi conduzido pelo secretário de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Jackson Yoshiura, e contou com a presença dos vereadores Subtenente Muniz e Andreson Ribeiro, do liquidor da Urbis, Hindemburgo Teles, além do diretor de Habitação de Interesse Social, Diêgo Gomes.

“Essa tramitação é prioritária para o Governo Municipal, que já entregou mais de 7.500 escrituras fruto da regularização fundiária realizada nos últimos anos. Agora, após uma provocação formal do Estado, daremos início aos trâmites que competem à Prefeitura. Não vejo empecilho nenhum nesse processo e o que queremos é resolver para que todos os moradores tenham em mãos o documento que comprova que aqueles imóveis são deles”, afirmou o secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura.

De acordo com o diretor de Habitação de Interesse Social, Diêgo Gomes, esse esforço da Prefeitura é referência, sendo Vitória da Conquista a cidade da Bahia que realizou a regularização mais habilmente. “A prefeita triplicou a nossa equipe assim que levamos essas questões fundiárias ao seu conhecimento para que a tramitação, especialmente o que é feito de porta em porta, possa ser feita com a mais rápida velocidade possível. Não é um procedimento fácil, mas temos nos empenhado bastante para honrar o nosso compromisso”, explicou.

O vereador Subtenente Muniz agradeceu a oportunidade: “Mais uma vez, somos bem recebidos na Prefeitura e temos as demandas da população não só ouvidas como também já com as resoluções necessárias”.  Em sua fala, o vereador Andreson Ribeiro fortaleceu o agradecimento: “Eu quero agradecer a parceria de todos os presentes. Isso é um trabalho de várias mãos para poder dar certo”.

Segundo o liquidor da Urbis, Hindemburgo Teles, a reunião foi bastante proveitosa. “Pelo aval que as secretarias receberam da prefeita, pela boa vontade apresentada, e também do ponto de vista burocrático, não vejo nenhuma complexidade. De fato, os resultados serão positivos”, disse.

Secretário Jackson Yushiora e o liquidor da Urbis, Hindemburgo Teles

Os moradores saíram esperançosos do encontro, com sentimento de estarem mais perto da realização de um sonho. “Acompanho desde o começo todas essas solicitações, sou filho de uma das primeiras moradoras do bairro e continuo morando na localidade. Saio daqui satisfeito com essa reunião porque senti boa vontade de todas as partes envolvidas para resolver o nosso problema. Agora, é acompanhar o desenrolar para que a gente possa ter em mãos os documentos”, afirmou Paulo Ricardo Rodrigues, que mora na Urbis V há 27 anos. Para dona Aldenir Barbosa, que mora há mais de 30 anos no Vila Serrana I,  o sentimento é o mesmo: “Eu gostei muito desse momento. Estou bastante contente e com a certeza de que já deu tudo certo”.