Desenvolvimento Social
Postado em 4 de abril de 2024 as 15:08:06
Representantes da Gestão Municipal receberam, na manhã desta quinta-feira (4), uma comissão de moradores dos loteamentos Urbis V e Vila Serrana I, no bairro Zabelê, para tratar da regularização fundiária dessas localidades. O encontro, realizado na sala de reuniões da Seinfra, foi conduzido pelo secretário de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Jackson Yoshiura, e contou com a presença dos vereadores Subtenente Muniz e Andreson Ribeiro, do liquidor da Urbis, Hindemburgo Teles, além do diretor de Habitação de Interesse Social, Diêgo Gomes.
“Essa tramitação é prioritária para o Governo Municipal, que já entregou mais de 7.500 escrituras fruto da regularização fundiária realizada nos últimos anos. Agora, após uma provocação formal do Estado, daremos início aos trâmites que competem à Prefeitura. Não vejo empecilho nenhum nesse processo e o que queremos é resolver para que todos os moradores tenham em mãos o documento que comprova que aqueles imóveis são deles”, afirmou o secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura.
De acordo com o diretor de Habitação de Interesse Social, Diêgo Gomes, esse esforço da Prefeitura é referência, sendo Vitória da Conquista a cidade da Bahia que realizou a regularização mais habilmente. “A prefeita triplicou a nossa equipe assim que levamos essas questões fundiárias ao seu conhecimento para que a tramitação, especialmente o que é feito de porta em porta, possa ser feita com a mais rápida velocidade possível. Não é um procedimento fácil, mas temos nos empenhado bastante para honrar o nosso compromisso”, explicou.
O vereador Subtenente Muniz agradeceu a oportunidade: “Mais uma vez, somos bem recebidos na Prefeitura e temos as demandas da população não só ouvidas como também já com as resoluções necessárias”. Em sua fala, o vereador Andreson Ribeiro fortaleceu o agradecimento: “Eu quero agradecer a parceria de todos os presentes. Isso é um trabalho de várias mãos para poder dar certo”.
Segundo o liquidor da Urbis, Hindemburgo Teles, a reunião foi bastante proveitosa. “Pelo aval que as secretarias receberam da prefeita, pela boa vontade apresentada, e também do ponto de vista burocrático, não vejo nenhuma complexidade. De fato, os resultados serão positivos”, disse.
Os moradores saíram esperançosos do encontro, com sentimento de estarem mais perto da realização de um sonho. “Acompanho desde o começo todas essas solicitações, sou filho de uma das primeiras moradoras do bairro e continuo morando na localidade. Saio daqui satisfeito com essa reunião porque senti boa vontade de todas as partes envolvidas para resolver o nosso problema. Agora, é acompanhar o desenrolar para que a gente possa ter em mãos os documentos”, afirmou Paulo Ricardo Rodrigues, que mora na Urbis V há 27 anos. Para dona Aldenir Barbosa, que mora há mais de 30 anos no Vila Serrana I, o sentimento é o mesmo: “Eu gostei muito desse momento. Estou bastante contente e com a certeza de que já deu tudo certo”.
- Paulo Ricardo Rodrigues
- Aldenir Barbosa