Educação
Postado em 2 de abril de 2024 as 15:49:45
Na manhã desta terça-feira (2), foi realizada uma mobilização, com adesivaço, na rotatória da Avenida Rosa Cruz, em referência ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A atividade teve a participação das escolas municipais Carlos Santana, Juiz Dr. Antônio Hélder Thomaz e a Creche Conveniada Bela Vista.
Os idealizadores da ação foram as professoras Renata Brandão e Jamile Santos, escolas Juiz Dr. Antônio Hélder Thomaz e Carlos Santana respectivamente, e o professor da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), Alisson Roberto Seles Sá. Ele explicou que o evento de hoje foi uma mobilização para conscientizar a comunidade da zona leste da cidade sobre a importância de dar voz à pessoa com autismo. “Nós vimos aí uma população que muitas vezes precisa ser alcançada sobre a necessidade de incluir estas pessoas, de garantir direitos como acesso à educação. Esta ação foi para chamar os olhares para que toda a comunidade possa abraçá-los. Precisamos dizer a todo momento, o quanto eles são capazes, que todos os espaços pertencem, sim, a eles e que só precisamos potencializar as habilidades e o conhecimento de cada uma dessas pessoas”.
Rede Municipal – Atualmente há 45.205 alunos matriculados na rede municipal. Destes, 1.102 apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com a coordenadora da equipe de Educação Especial Inclusiva do Núcleo Pedagógico, Mara Viana, os alunos com TEA da rede municipal de ensino são atendidos nas salas regulares, e no turno oposto recebem o Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM).
“Desde 2010, a Smed trabalha com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), e, atualmente, conta com 26 SRMs em pleno funcionamento, com professores especialistas, que fazem o AEE para os alunos com deficiência”. Ela acrescentou que a equipe de educação especial e inclusiva está formando toda a rede a fim de elaborar o plano educacional individualizado para os alunos com deficiência. “Esta semana, de 2 a 4 de abril, está acontecendo a formação com todos os professores de anos finais”, afirmou Mara.
Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo – O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi estabelecido em 2007, pelas Nações Unidas e, desde então, vem sendo celebrado como forma de aumentar a conscientização relacionada a todos os aspectos do TEA.
Representando mistério e complexidade, em 1999 foi adotada a fita com peças de quebra-cabeça coloridas como sinal universal de conscientização sobre o autismo. As diferentes cores representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o TEA e as cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e ao acolhimento dessas pessoas pela sociedade em geral. A marca é muito utilizada para identificar locais onde pessoas com TEA são bem-vindas.