Notícias
Postado em 12 de março de 2024 as 17:43:24
As ações do projeto Vacina na Escola começaram, nesta terça-feira (12), na Escola Municipal Mozart Tanajura, localizada no bairro Vila América, com a atualização da caderneta vacinal dos alunos, professores e funcionários da unidade escolar.
A iniciativa surgiu de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Smed), com apoio da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a fim de garantir que crianças e adolescentes em idade escolar estejam vacinadas contra as principais doenças imunopreveníveis e facilitar o acesso à vacinação, já que os pais nem sempre conseguem ou têm disponibilidade de levá-los nas unidades de saúde.
- Raíssa de Jesus
- Nicole Pereira
Sem demostrar qualquer medo de se vacinar, Raíssa de Jesus, 11 anos, atualizou o cartão com as vacinas contra HPV e ACWY. “Eu tomo vacina, mas não dói e eu sei que também é pra proteger contra os vírus”, disse ela. Sua colega, Nicole Pereira, de 11 anos, também conhece os benefícios da vacinação: “a vacina é muito importante para proteger de doenças”.
De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Mariana Fernandes, a meta desse projeto também é aumentar as coberturas vacinais em Vitória da Conquista. “Estamos hoje na Escola Mozart Tanajura dando o pontapé inicial nesse projeto e pretendemos atender todas as unidades escolares da zona urbana e rural. Estamos verificando os cartões e fazendo as vacinas de rotina que fazem parte do calendário nacional de imunização”, explicou Mariana.
- Mariana Fernandes
- Felipe Bittencourt
A proposta da vacinação itinerante nas escolas foi pensada por ser os melhores locais para atingir esse público-alvo, já que a maioria das vacinas são administradas nessa fase. “Pretendemos cobrir toda a rede de educação com a busca ativa da vacina, por todas as escolas, e com certeza vamos obter êxito porque, hoje. nós temos mais de 43 mil alunos matriculados na nossa rede. Então, eu acho que o alcance dessa ação vai ser muito grande”, afirmou o coordenador do Núcleo de Saúde da Smed, Felipe Bittencourt.
Nesta quarta-feira (13), o Vacina na Escola estará no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vila América, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e na quinta-feira (14) volta à Escola Municipal Mozart Tanajura, para finalizar a ação.
As ações serão programadas e os pais serão avisados pela escola antecipadamente para que os alunos maiores de seis anos levem o cartão de vacina, documento e autorização por escrito, permitindo a vacinação. Já para as crianças menores de seis anos, a equipe fará a vacinação no horário de saída dos alunos para que a ela ocorra na presença dos pais ou responsáveis.