A Lei nº 2.860/2024, publicada nessa quinta-feira (7), no Diário Oficial do Município, oficializa a criação da Medalha Dr. Onildo Pereira de Oliveira Filho, que será concedida a farmacêuticos e bioquímicos que tenham obtido destaque em suas atuações profissionais em Vitória da Conquista.

Além de garantir o reconhecimento oficial aos profissionais das áreas mencionadas, a distinção homenageia o bioquímico, advogado e empresário Onildo Pereira de Oliveira Filho, falecido em 27 de dezembro de 2022, aos 65 anos, após sofrer um infarto. Onildo era um dos sócios do Labo, empresa que atua em Vitória da Conquista há mais de 70 anos.

A honraria deverá ser entregue anualmente, em sessão solene realizada na sede do Poder Legislativo, na semana que contemple o dia 7 de dezembro. Serão agraciados seis profissionais ativos ou inativos, dedicados a atividades relacionadas à promoção da saúde, manipulação de medicamentos, análises clínicas, pesquisa científicas e outras atribuições relacionadas às áreas de Farmácia e Bioquímica – e que, com suas atuações, tenham contribuído para o crescimento do município.

As indicações de candidatos à medalha deverão ser feitas com um mês de antecedência por vereadores e entidades – governamentais ou não-governamentais – vinculadas à Farmácia e à Bioquímica. Para isso, deverão informar os nomes dos homenageados e suas respectivas biografias.

De acordo com a nova lei, caberá à Câmara destacar no mínimo dois vereadores de cada bancada para formarem uma comissão que será responsável por avaliar as indicações.