Deserg
Postado em 2 de março de 2024 as 07:25:48

O compromisso do Governo Municipal com a revitalização do Parque da Lagoa das Bateias vai além do investimento na infraestrutura do local. Desde março de 2023, a Prefeitura, por meio do Deserg, realiza a retirada das taboas na lagoa. Com mais de 80% do material já retirado do leito, a paisagem local se transformou com o ressurgimento do espelho d’água que não era visto há anos.
No entanto, a preocupação da Prefeitura vai além da reurbanização do espaço. O objetivo é também resolver o problema do esgoto que cai no local. Na manhã desta sexta-feira (1º), o coordenador do Deserg, Lucas Batista, e servidores da Prefeitura mostraram aos representantes da Embasa, os locais por onde o esgoto passa até ser descartado na lagoa.
“Nós informamos à prefeita sobre a quantidade de esgoto que está caindo na Lagoa das Bateias e ela nos orientou a acionar a Embasa para que a empresa viesse até aqui observar a situação. Visitamos todos os pontos com o pessoal da Embasa, e a gente fica feliz porque foi a primeira vez, em um ano que estamos aqui trabalhando na revitalização, que a Embasa veio aqui para ver de fato o que está acontecendo”, explicou Lucas.

A empresa se comprometeu a iniciar uma intervenção imediata no local e lembrou que a população também precisa fazer a parte dela. “No momento em que a Coordenação do Deserg nos acionou, nós agendamos essa visita in loco para compreendermos a situação e iniciar as intervenções relacionadas ao sistema coletor de esgoto existente na região. Conjuntamente, identificamos os pontos de responsabilidade da Embasa, assim como os pontos na rede de drenagem de responsabilidade do município, e assim nossas equipes já entrarão com o trabalho imediato e farão a manutenção em todos os pontos neste final de semana, seguida da intensificação de um cronograma de inspeções preventivas. Também é importante frisar que o pleno funcionamento do sistema de esgotamento sanitário depende da sua correta utilização, por isso, é fundamental a contribuição dos moradores do entorno”, disse Manoel Marques, gerente regional da Embasa.
Após a inspeção, o coordenador do Deserg destacou: “A determinação da nossa prefeita é fazer com que esse espaço seja totalmente revitalizado e seja também tratado, sem esgoto, sem dejetos. E este encontro de hoje é um ponto positivo para esse processo”.








