A equipe do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Vitória da Conquista participa, durante essa semana, de uma capacitação com técnicas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sobre a utilização do Sistema Mais Emprego. O curso teve início nesta segunda-feira, 19, e segue até a próxima sexta-feira, 23, razão pela qual o Sine não realizará atendimento nesta semana.

Fátima Valente

A técnica do Ministério do Trabalho, Fátima Valente, explicou o objetivo da capacitação. “Nós estamos aqui para capacitar para atendimentos com excelência, para que ao usar a ferramenta MTE Mais Emprego, os funcionários possam fazer colocações mais corretas no mercado de trabalho, em que a pessoa intermediada tenha a segurança da orientação, da informação necessária, para que ela se mantenha no mercado de trabalho conscientemente, principalmente quanto à intermediação dos trabalhadores que dão entrada no seguro-desemprego”, explicou.

Inês Pinho

“Hoje nós estamos fazendo uma abordagem geral do Sistema Nacional de Emprego. Esse é um treinamento continuado, em que abordamos vários pontos: atendimento, uso da ferramenta e todos os procedimentos relacionados à colocação e recolocação de pessoas no mercado de trabalho”, complementou Inês Cristina Pinho, também técnica do Ministério do Trabalho.

A equipe do Sine de Vitória da Conquista, formada por dez funcionários, foi elogiada pela formadora Inês Cristina: “A turma é excelente. Já de primeira mão dá pra perceber que eles são bem comprometidos e gostam do que estão fazendo. E é esse compromisso que garante êxito na colocação de trabalhadores no mercado de trabalho”.

Cláudio Azevedo

O gerente do Sine, Cláudio Azevedo, comentou que espera que assim que a oferta do serviço for retomada, o atendimento do Sine Conquista seja ainda mais eficiente. “O Sine Conquista está com suas atividades suspensas durante esta semana em virtude do treinamento dos nossos servidores por parte dos consultores do Ministério do Trabalho. Almejamos com isso oferecer aos usuários do serviço um atendimento cada vez melhor”, afirmou.

O Sistema Mais Emprego é um novo meio de integração das políticas de emprego, trabalho e renda do MTE com a sociedade, que vai gerar uma base de dados única em todo país, por meio de integração de informações de todos os estados, disponibilizadas nos postos do Sine, Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs), Caixa Econômica Federal e entidades de qualificação profissional. Essa integração facilitará o acesso tanto do trabalhador quanto do empregador às oportunidades disponíveis no mercado de trabalho.

Com o Mais Emprego, o trabalhador, ao dar entrada no seguro-desemprego nas agências do Sine, terá seus dados analisados pela atendente, que vai buscar os registros de oportunidades compatíveis com o seu perfil, inclusive com o salário que recebia no emprego anterior. A não aceitação, sem justificativa, do emprego encontrado pelo sistema, implica em não liberação do benefício seguro-desemprego.