A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) se reuniu, na quinta-feira (18), com representantes do Instituto Bemmaker para discutir uma parceria na realização do projeto Jóia do Sertão, que busca capacitar 50 jovens, em situação de vulnerabilidade social, para atuarem no mercado de trabalho.

Durante a reunião, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, enfatizou a importância da implementação de projetos nos territórios, a fim de alcançar resultados impactantes no cotidiano das comunidades. “Ao conduzir projetos, é essencial considerarmos a realidade das famílias. Não é suficiente inserir os jovens em instituições renomadas sem antes garantir que o impacto seja palpável em seus territórios, onde enfrentam desafios diários. Nossa prioridade é transformar em ação projetos que verdadeiramente impactem a realidade desses jovens”, afirmou o secretário.

Quem apresentou o Jóia do Sertão à equipe foi a diretora executiva do Instituto Bemmaker, Aline Mendes. Segundo ela, firmar parceria com a Semdes é essencial para o desdobramento do projeto. “A Secretaria consegue chegar nos territórios. Ela conhece o público que necessita ser acompanhado. Além disso, acompanha a família para saber se o projeto, realmente, conseguiu impactar no cotidiano, o que nem sempre uma instituição tem condição de fazer. Então essa associação entre a instituição pública e prefeitura só vem fortalecer o alcance do projeto aos jovens”, disse Aline.

Também participaram da reunião os representantes da Diretoria de Assistência Social, da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente e do Programa Acessuas Trabalho.