Notícias
Postado em 20 de janeiro de 2024 as 11:15:13
e atualizado em 21 de janeiro de 2024 as 14:02:49
A Prefeitura de Vitória da Conquista acaba de instalar uma academia ao ar livre na rua Maria Irene dos Reis, no Recanto dos Pássaros. O equipamento foi totalmente construído com materiais reutilizados pela equipe da Central de Equipamentos (Deserg), setor vinculado à Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi).
Para dar forma aos aparelhos que formam a academia, os servidores do Deserg utilizaram canos de placas de sinalização que foram danificados em acidentes de trânsito. Como esses objetos não serviriam mais para sustentar placas de trânsito, foram destinados à nova finalidade – ou seja, viabilizar uma nova opção de lazer para a população.
“Nós fizemos os cortes e aproveitamos para o uso da população. São materiais que foram reciclados”, explica o coordenador do Deserg, Lucas Batista. A iniciativa segue a mesma lógica das pontes que o Deserg construiu e instalou em localidades urbanas e rurais durante o ano passado, também a partir da reutilização de materiais. Para saber mais sobre a iniciativa, que beneficiou moradores de localidades como Boa Vista, Cidade Serrana, Bruno Bacelar, Jardim Valéria, Santa Marta e o povoado de Tesoureiro.
Segundo Lucas, a reutilização de materiais é algo estimulado pela prefeita Sheila Lemos. “Nós passamos essa demanda para a prefeita e ela, automaticamente, deu o seu aval, dizendo que pudéssemos fazer quantas fossem possíveis e destinar para que a população possa usufruir”, conta o coordenador.
“Todas as vezes que a gente faz isso, a gente está tirando do meio ambiente materiais que poderiam estar aí por anos e anos, sem ter uma utilidade. Com isso, nós conseguimos, graças a Deus, fazer a segunda academia”, prossegue Lucas, lembrando que a primeira academia do tipo foi construída na porta do Deserg, e já vem sendo utilizada diariamente por adolescentes, jovens e idosos. “Eles estão usufruindo dessa academia ao ar livre. E isso traz a questão do cuidado e do zelo com a saúde”, reforça.
A programação do Deserg prevê a construção de mais duas academias ao ar livre: uma para o distrito de São Sebastão e outra para o Parque da Lagoa das Bateias. Mas o coordenador destaca que a intenção é continuar com o projeto, na medida em que isso for possível. “Estamos juntando material para poder fazer. Nós queremos chegar a dez academias. E isso vai depender do material que a gente conseguir”, informa Lucas Batista.