Nova sinalização já pode ser vista na avenida Itabuna, no bairro Brasil

Desde os primeiros dias de janeiro, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), vem instalando novas sinalizações de trânsito, tanto horizontais quanto verticais, em várias ruas e avenidas da zona oeste e no Centro da cidade. As intervenções envolvem serviços como a revitalização de faixas de pedestre, a manutenção de sistemas semafóricos, que haviam sido danificados pelas chuvas, e a instalação de novas placas de trânsito.

A maioria dessas intervenções está relacionada à implantação do novo sistema binário que inclui as avenidas Ilhéus e Itabuna, localizadas no entorno da Feira do Bairro Brasil – o que explica o fato de que as sinalizações se concentram nessas duas vias e em outras situadas nas imediações.

“O objetivo dessas intervenções é trazer mais segurança aos pedestres, condutores e ciclistas que transitam em nosso município. E, assim, reduzir o número de acidentes e tornar o trânsito cada vez mais seguro”, informa a coordenadora de Trânsito da Semob, Jamilly Alves.

Com novo binário, trânsito passa a ser em mão única nas avenidas Ilhéus e Itabuna (acima)

‘Está evitando acidentes’

A comerciante Edicélia Brandão, proprietária de uma loja de confecções na avenida Itabuna, afirmou já ter notado diferenças na movimentação da via, principalmente em relação à segurança no trânsito. “A gente gostou muito. Está evitando muitos acidentes. Inclusive, tem uma escola aqui”, disse.

Essas mudanças também foram detectadas pelo cabeleireiro Rildo Reis, que mantém um salão na mesma avenida Itabuna. “Acho que ficou mais seguro. Antes, tinha carro indo e voltando, e tinha muito movimento. Agora, ficou mão única. Foi bem melhor”, analisou.

Outro que notou alguns resultados foi o agente comunitário de saúde Edimílson Santana, responsável por atender uma área da zona oeste que inclui as avenidas Recife, Paraíba e Alagoas, além da Ilhéus e da Itabuna. “Hoje a gente pode ver que está bem sinalizado, está bem organizado. Então, mudou bastante. Até para as pessoas que passam na rua, para os carros e motos, não está mais aquela bagunça. Está bem mais organizado. Então, a gente só tem que agradecer pela mudança e por essa organização que está tendo agora na cidade”, observou Edimílson.

Vias centrais

No Centro, várias vias, a exemplo das avenidas Ascendino Melo e Otávio Santos e das ruas Francisco Santos e Góes Calmon recebem intervenções. Na ruas Rua Fernando Matos, a Semob pôs novos barrotes e placas dos tipos R6a (que proíbem o estacionamento), R4b (que permitem o estacionamento), R3 (indicativas de sentido proibido) e R24a (que regulamentam o sentido único de circulação nas vias). No caso da sinalização horizontal, foram utilizados aproximadamente 40 metros quadrados de tinta amarela para afixar, nas vias, orientações para retenção e a legenda “pare”.