Recomposição do canal de drenagem destruído por fogo no distrito de Bate-Pé começa na próxima semana
Infraestrutura Urbana
Postado em 6 de janeiro de 2024 as 09:06:31
A travessia de drenagem localizada na Rua das Pedrinhas, na sede do distrito de Bate-Pé, feita para garantir o escoamento das águas pluviais e do riacho que passa na localidade, sem prejudicar o tráfego, foi destruída por fogo provocado pela ação humana. A destruição dos tubos de PVC, colocados no local pela Prefeitura quando essa via foi asfaltada, já está ocasionando erosão no pavimento. Para evitar prejuízos à população, o Governo Municipal vai iniciar a recuperação do canal na próxima semana.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, essas travessias são fundamentais para evitar os alagamentos, por isso, a Prefeitura de Vitória da Conquista trabalha na instalação e limpeza desses equipamentos em diversos pontos do município, e pede a população que se conscientize sobre o cuidado com esses canais, evitando práticas que causem prejuízos, como a que aconteceu em Bate-Pé, na última quinta-feira, 4.
Tão logo foi informada do problema, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) encaminhou uma equipe de engenheiros ao local para inspecionar e avaliar os prejuízos. Além disso, foi feito o levantamento do material que será utilizado para recomposição da estrutura da manilha, que foi quase totalmente destruída pelo fogo.
Jackson explicou que embora a manilha seja em PVC, o próprio fabricante esclareceu que é improvável que o material pegue fogo sem ser direcionado para isso, sendo assim, é provável que houve mais de um foco de incêndio para causar o incidente.
O secretário reforçou que a recomposição da estrutura será realizada na próxima semana e orientou sobre a importância de a população denunciar práticas dessa natureza, que colocam em risco a vida das pessoas e o tráfego, além de gerar danos ao patrimônio público.
Ele também solicitou à população que denuncie os atos de vandalismo à Prefeitura, por meio do telefone da Seinfra: (77) 3424-8952.