Nesta semana, os Centros Municipais de Educação Infantil Professora Heleusa Figueira Câmara e Conselheiro Pedro Emílio da Silva Passos realizaram o projeto “Lavar as mãos para evitar doenças”, como forma de iniciar as crianças nas boas práticas de higiene. As ações, que fazem parte das atividades do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), aconteceram, respectivamente, na quarta (25) e quinta-feira (26).

A diretora do Cmei Heleusa Figueira Câmara, Jelma Meira Alves, disse que o convite para participar desta atividade ligada ao Selo Unicef foi recebido com muita alegria. “É indispensável para o crescimento saudável dos alunos, as práticas de bons hábito de higiene e lavar as mãos é o primeiro passo para efetivar esse conhecimento do cuidado que temos com o nosso corpo”.

Para Queila Miranda dos Santos, mãe de Joaquim Vieira, aluno de três anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e matriculado na unidade em tempo integral, felicidade e gratidão em ver o filho participar das atividades. “É muito gratificante ver como nossos filhos aprendem coisas tão importantes para a vida deles e depois vemos como eles chegam em casa, nos ensinando com muita alegria tudo o que aprenderam na creche”.

A diretora do Cmei Conselheiro Pedro Emilio da Silva Passos, Fabiana D’Esquivel Soares, afirmou que esses atos de higiene tão necessários para a manutenção da saúde já fazem parte do currículo da escola. “Importante entender que com esta ação da Unicef e com a continuidade que a instituição dá a esses hábitos, elas reconhecem a higienização das mãos como caminho para evitar a propagação de bactérias transmissoras de doenças”.

Professora da pré-escola, Adriana Cunha dos Santos também enfatizou a importância de se trabalhar com as crianças a importância de se lavar as mãos. “Nossas mãos quando sujas são grandes transmissoras de doenças, como diarreias, doenças respiratórias, entre outras que podem ser transmitidas quando tocamos nos olhos, boca, nariz e alimentos com as mãos contaminadas. Por isso é importante lavá-las várias vezes ao dia com bastante água e sabão”.

Aluna da pré-escola, Sophia Emanuelly Ferreira de Souza participou do projeto e aprendeu como é importante fazer a higienização com as mãos. “Na hora de comer, antes das refeições, você deve lavar as mãos.