O desenvolvimento econômico de Vitória da Conquista e melhorias para o setor industrial foram tratados em reunião dos representantes da Associação das Indústrias (Ainvic) com a prefeita Sheila Lemos, na tarde dessa quinta-feira (19). O segmento industrial entregou à gestora um documento com pautas relacionadas à economia local e sugerindo medidas que podem ser trabalhadas em parceria para melhorar o setor.

A prefeita destacou a relevância do segmento industrial, responsável pela geração de aproximadamente 12 mil empregos diretos, e se mostrou sensível às demandas apresentadas pedindo melhorias para o distrito industrial, e disse que analisará com a equipe a possibilidade de atendimento daquilo que for da competência do município e estiver dentro das condições da gestão municipal.

No documento apresentado pela Ainvic consta, entre outras coisas, a duplicação da BR-116 (Rodovia Santos Dumont) no trecho do distrito industrial, onde é grande o número de acidentes, muitos com vítimas fatais. O projeto já foi elaborado e autorizado pelos órgãos competentes e a execução depende dos trâmites junto à concessionária Via Bahia.

“O Governo Municipal está empenhado na duplicação e vem conversando e cobrando da concessionária essa obra, inclusive, já assinou um termo de compromisso com a Via Bahia para que a duplicação da BR-116 comece pela zona urbana de Vitória da Conquista e envidaremos todos os esforços para que esse trecho do distrito industrial seja realizado o quanto antes”, afirmou a prefeita.

Iluminação pública – Outro ponto da pauta encaminhado e que será resolvido em breve é a complementação da iluminação pública no distrito industrial. Dentro do programa Brilha Conquista, a Prefeitura já substituiu a maioria das lâmpadas a vapor de sódio pelas de LED, e aguarda resolver uma questão técnica para atender os demais locais demandados.

Resíduos  – Outra questão apresentada pela Ainvic foi a coleta do lixo. A prefeita explicou que a coleta de resíduo sólido administrativo, produzido pelas indústrias, será organizada de forma a atender às necessidades do segmento. Um cronograma será definido com a empresa de coleta para aperfeiçoar o serviço e resolver o pleito dos industriais.

Transporte público – Aumentar a quantidade de horários no transporte coletivo é outra solicitação da Ainvic. A prefeita se comprometeu a intermediar o diálogo com as empresas de transporte público, contratadas após o processo de licitação, para, em parceria com os representantes do segmento, buscar alternativas que possam atender a demanda dos trabalhadores. Porém, essa medida depende de estudos por parte da Secretaria de Mobilidade Urbana e alinhamento com as empresas.

“Nós acreditamos que o segmento industrial é fundamental para o desenvolvimento de Vitória da Conquista. Não ficaremos apenas na torcida para que os empregadores consigam continuar a crescer. Estamos dispostos, lado a lado, para a buscar soluções de forma que o segmento possa avançar”, ressaltou a gestora.

O secretário de Infraestrutura, Jackson Yoshiura, participou da reunião e integrará um grupo de trabalho, estruturado pela prefeita, para acompanhar o desenvolvimento das ações.

A Ainvic foi representada pelo presidente Antônio Cabral, pelos vice-presidentes Jorge Chiacchio e José Luís Marinho, além do tesoureiro Ronaldo Bulhões, assessores e associados da entidade.