Na manhã desta terça-feira (17), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) promoveu o segundo debate do Circuito Urbano 2023. A atividade, que ocorre na modalidade on-line, é parte do programa instituído pelo ONU-Habitat, uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) focada em discussões sobre planejamento urbano integrado para cidades sustentáveis e resilientes.

Durante o webinário, especialistas da área ambiental trocaram experiências sobre práticas sustentáveis em diferentes municípios do país e destacaram a importância da integração entre os diversos setores no planejamento de projetos e execução de ações sustentáveis.

A secretéria municipal do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, ressaltou os desafios do planejamento urbano e destacou que Vitória da Conquista é um município que busca formas de solucionar problemas gerados por falta de projetos sustentáveis no passado.

O coordenador de projetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, Rafael Celino, ressaltou a importância da integração de diferentes setores na construção e gestão de cidades sustentáveis, saudáveis e resilientes. Rafael lembrou também que na última semana, a Prefeitura de Vitória da Conquista entregou à Câmara de Vereadores o projeto de lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano após alterações, demonstrando o interesse do Governo Municipal em atualizar o ordenamento urbanístico do município.

Para a coordenadora do Núcleo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Semma, Ludmila Araújo, ações desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente reforçam a permanência de Vitória da Conquista como referência em sustentabilidade. “Também reforça a participação do município no cenário nacional e amplia o intercâmbio com vários atores sociais”, disse, acrescentando que os circuitos dos painéis de ontem e hoje já contam com mais de 410 visualizações. “Isso mostra o interesse das pessoas nos webinários e nas informações e conhecimentos trazidos por eles”.

O webinário de hoje contou ainda com a participação de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, das Relações Institucionais dos Governos Locais para a Sustentabilidade e da Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro, referência em projetos de sustentabilidade.

A programação segue nesta quarta-feira (18), com o tema Financiamento para o Desenvolvimento sustentável, que será transmitida das 9h às 11h, por meio do link https://www.inscricoes.circuitourbano.org/trabalho/view?ID_TRABALHO=208 .