Usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rural participaram de palestra sobre hortas em pequenos espaços, realizada pela Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), juntamente Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), na manhã de sexta-feira (6), em São Sebastião.

Durante a ação, a gerente do Cras Rural, Gleisse Oliveira, lembrou que apesar de morarem na zona rural, muitas pessoas perderam o hábito de fazer horta no quintal. “Este é hábito saudável, que garante um alimento de qualidade, de baixo custo e também pode gerar uma renda extra com a venda da produção”, explicou Gleisse.

Segundo a coordenadora da Cosan, Karine Barros, uma das atribuições da Cosan é o incentivo a produção e consumo de alimentos saudáveis. “A coordenação acompanha quatro hortas comunitárias na sede do município e sempre que somos convidados ministramos palestras sobre hortas em pequenos espaços” declarou Karine, que contou, nesta ação, com a parceria da engenheira agrônoma da SMDR, Nilma Dias, que realizou a palestra e orientou sobre o plantio de sementes.

Para Valdenice Oliveira, moradora de São Sebastião, que participa das atividades do SCFV do Cras Rural, a palestra sobre horta foi ótima, porque ela já tem costume de cultivar hortaliças em seu quintal. “Gosto de horta, cozinhar é comigo mesmo. E ter uma horta em casa, é maravilhoso. É o meu lazer. Eu me sinto, assim, viva quando estou lá trabalhando na horta”, disse Valdenice.

A estudante Sofia Carvalho Ribeiro, de 15 anos, gostou muito do tema, e relatou que em sua casa, seu irmão é quem cuida das plantas. “Ah, eu gosto muito porque convivo com isso em minha casa. Vendo meu irmão plantando, gostando de cultivar, acabei apreciando muito. Vou poder levar muito ensinamento para casa”, salientou Sofia.