Desenvolvimento Econômico
Postado em 29 de setembro de 2023 as 16:05:34
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Sala do Empreendedor, promoveu, na manhã desta sexta-feira (29), do ciclo de palestras com o tema Despertar da Consciência e Planejamento para 2023.2. A atividade foi realizada no auditório do Planetário Professor Everardo Públio de Castro, para os novos empreendedores e aqueles que precisam se reposicionar no mercado.

As facilitadoras Klébia Lacerda, Gleidiane Evangelista e Nirlânia Amorim abordaram, respectivamente, os temas posicionamento comportamental, comunicação assertiva e posição da marca. “Levando em consideração todas essas dificuldades, nós entendemos a importância da consciência desses empreendedores e trabalhamos esses três pilares”, informou a responsável pela Sala do Empreendedor e também palestrante, Nirlânia Amorim.
A Sala do Empreendedor tem realizado semanalmente uma assessoria empresarial que identificou as necessidades trabalhadas nessas palestras. Empreendedores do próprio município têm levado suas experiências aos participantes.

“Aprendi a me valorizar mais, a valorizar meu trabalho. Para mim, tem ajudado bastante. Como é bom participar, porque você nunca sabe o suficiente e, cada dia mais, isso te ajuda”, disse Núbia Barbosa que é cabelereira e faz cestas artesanais.
Neide Silva é artesã e está migrando para a área da estética. “Entendo que é muito melhor quando você tem uma mentoria para ter um norte. E iniciar um negócio não é simplesmente vender algo, empreender também tem a questão da mentalidade, da identidade, tem todo um trabalho por trás disso. Não é só ganhar dinheiro, tem que ter algo para ajudar a vida de outras pessoas”, comentou.
- Neide
- Núbia
Pensamentos, comunicação assertiva e posicionamento
A psicóloga Klébia Lacerda, que é graduanda em neuropsicologia, falou sobre os pensamentos, a origem do comportamento e a autoridade de modificá-lo. “O nosso desenvolvimento vem dos nossos pensamentos, de observá-los. Se você entende que o pensamento é gerado a partir de um padrão de linguagem e que o seu comportamento reflete tudo isso, por isso é necessário modificá-los”, salientou.
A terapeuta Gleidiane Evangelista trouxe a visão de como o empreendedor pode se posicionar, qual é o seu padrão de linguagem e como a comunicação faz com que a pessoa avance na sua perspectiva de negócio. “Isso para que o empreendedor seja assertivo nas suas demandas profissionais e aplicando na prática de como você se posiciona, porque a partir de uma comunicação com conexão, o empreendedor, com certeza, vai ter êxito”, disse a palestrante.
Já Nirlânia falou sobre o posicionamento da marca que envolve a aparência, o marketing pessoal e a representação simbólica da entidade. “Geralmente, percebemos que o empreendedor tem o projeto e a empresa, mas não consegue inspirar. E o nosso objetivo é que ele crie uma marca que carregue sua crença, sua história, seu propósito para inspirar que as pessoas estejam com ele”, comentou.










