Desenvolvimento Rural
Postado em 20 de setembro de 2023 as 15:18:46
Com o objetivo de melhorar a produtividade e a redução de custos na produção do café e de outras culturas nas propriedades de pequenos agricultores do distrito de Inhobim, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), criou uma logística para aquisição de calcário por metade do valor.
O insumo, utilizado para corrigir a acidez do solo e proporcionar importantes nutrientes para as plantas, foi adquirido pelos produtores, por intermédio da SMDR. Com a parceria, o valor do saco de 50 quilos do produto, que custa R$ 20, ficou por R$ 10.

Prefeita Sheila Lemos, secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, coordenador do PAAC de Inhobim, Osmário Lacerda e o coordenador de Fomento à Agricultura, Eduardo Castro
A entrega dos primeiros sacos de calcário foi realizada na manhã desta quarta-feira (20). A ação, que aconteceu no Posto de Atendimento Avançado ao Cidadão (PAAC – Subprefeitura) de Inhobim, contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, do secretário da SMDR, Breno Farias, do coordenador do PAAC de Inhobim, Osmário Lacerda, e do coordenador de Fomento à Agricultura, Eduardo Castro.
Na ocasião, a prefeita destacou algumas iniciativas do Governo Municipal voltadas para as famílias do campo. “Fico muito contente quando a gente consegue proporcionar melhorias para os produtores rurais, como o programa de assistência técnica, que aqui na região vai contribuir na melhoria da produção do café”.
A prefeita também falou sobre a importância da criação do PAAC, já que o município conta com 330 povoados, 11 distritos e cerca de 3,5 mil quilômetros de estradas vicinais. “Sabemos das dificuldades dos moradores do campo, com a labuta diária na roça e ainda ter que se deslocar até a cidade, por isso temos esse atendimento na sede do distrito, justamente para facilitar e encurtar a distância do governo com a população da zona rural”, disse.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, a iniciativa de intermediar a compra do calcário surgiu durante visitas realizadas aos produtores. “Observamos a necessidade das famílias do campo, já que o maior custo é com o transporte. Dessa forma, intermediamos a compra e pagamos o frete”, explicou. O secretário também informou que, inicialmente, 50 agricultores foram beneficiados, mas a expectativa é que 200 sejam atendidos.

O coordenador do PAAC, Osmário Lacerda, destacou a importância da iniciativa: “A prefeita Sheila Lemos é sensível às causas da zona rural e tem buscado formas de atender as demandas, tem criado alternativas para garantir que o homem do campo sinta prazer em viver no campo, em produzir e levar o alimento para a cidade”, disse.
Morador de Inhobim há 12 anos e produtor de café há três, o agricultor Vilmar Pereira externou sua alegria com a aquisição de uma tonelada de calcário. “O calcário é muito necessário e fiquei contente com a forma como conseguimos adquirir e com o apoio da Prefeitura. Estou muito agradecido”, afirmou.
- Jaci Silva
- Vilmar Pereira
Quem também comemorou a iniciativa foi Jaci Silva, que mora na Matinha. “Essa é mais uma grande conquista pra gente que trabalha na lida da roça todos os dias”, concluiu.







