Nesta terça-feira (12), o Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu um encontro com os coordenadores pedagógicos das unidade escolares, anos iniciais e finais, para discutir o conselho de classe nas escolas, que acontecerá nos próximos dias nas unidades, avaliando o último trimestre.

De acordo com o coordenador do Núcleo Pedagógico, Ronilson Ferreira, este é um dos encontros mais importantes realizados com os coordenadores, um momento em que o coordenador pedagógico senta com professores e direção da escola para discutir o que ocorreu no trimestre, a exemplo das questões pedagógicas, o processo de ensino-aprendizagem, o comportamento dos alunos, que interfere muito no fazer pedagógico da escola. “Nessa reunião, todos os envolvidos têm voz para pensar nas estratégias e apresentar encaminhamentos à secretaria com o objetivo de conseguir o êxito maior que é aprendizagem dos alunos. Essa reflexão é para que tenhamos um conselho produtivo”.

O Programa Educar Pra Valer também participou do encontro. O professor João Pedro Martins lembrou que em outubro acontecem as avaliações Sabe e Saeb. A primeira, do governo estadual, pauta a distribuição de recursos do ICMS educacional aos municípios, enquanto a Saeb, do governo federal, gera a nota do Ideb. “É o momento de discutir quais são as últimas estratégias para esta reta final. Precisamos ter uma agenda zero no sentido de não falar de outra coisa que não seja essas avaliações, e quando falamos de preparação destas avaliações, estamos considerando garantir a aprendizagem dos estudantes fundamentalmente”, disse.