Por mais um ano, a Prefeitura de Vitória da Conquista é apoiadora do Festival de Inverno Bahia (FIB), realizado pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia. Até hoje (27), equipes de diferentes secretarias municipais estão prestando diversos serviços e realizando ações para quem for curtir o evento.

Na área de Desenvolvimento Social, por exemplo, uma equipe da Proteção Social Especial atua conscientizando o público sobre o combate ao trabalho infantil. O foco do trabalho, como explica a equipe, é sempre na perspectiva da proteção das crianças e adolescentes.

A iniciativa foi elogiada pelo doutorando Paulo Silveira. “Acho essa ação importante porque a gente vem para se divertir, assistir atrações maravilhosas, mas também para se conscientizar, saber para quem recorrer se ver uma situação como essa. É um trabalho maravilhoso”, disse.

Também atuam no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, que sedia a festa, equipes dos centros de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) e Albertina Vasconcelos (Crav), e do Serviço Especializado em Abordagem Social.

Ações de promoção à saúde

Na área da Saúde, são as equipes da Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) e do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav) que estão atuando. A primeira, que já desempenha um trabalho antes do festival, fiscaliza os locais destinados à comercialização de alimentos e também de combate ao tabaco.

“Em eventos de um modo geral, onde tem o público em massa, temos uma preocupação grande com a questão de alimentos, de saúde, higiene. Procuramos educar o regulado, oferecendo educação continuada porque a promotora tem de prestar um serviço de qualidade”, disse o coordenador da área Maico Mares.

O Caav, por sua vez, está distribuindo preservativos e material informativo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além disso, foi montado um posto de atendimento médico, ao lado da arena de shows, para realizar o atendimento dos participantes do evento, caso necessário.

Ordenamento público

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos também atua no evento. No caso, ordenando os ambulantes que ficam no Bosque da Paquera. Esse ano, foram sorteadas 17 barracas e 14 sobre rodas (food truck ou towner). Há também pontos da economia solidária.

Paulista

Um dos ambulantes contemplados foi o comerciante Paulista, como gosta de ser identificado, e que há 16 anos trabalha com alimentação. Ele se diz feliz e satisfeito com o trabalho. “A Prefeitura está com uma organização muito boa, colocando ponto de energia. Está excelente”, destacou Paulista, que tem um food truck de lanches.

Atuam ainda no parque e no entorno, nas principais vias de acesso, equipes da Coordenação Municipal de Defesa Civil e do Simtrans. Além disso, a Prefeitura está com um estande de divulgação das ações institucionais e atividades lúdicas.