Desde quarta-feira (16), a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas, promoveu a 2ᵃ Etapa de Formação “Protegendo Crianças e Adolescentes Contra as Várias Formas de Violência” para servidores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e creches. Monitores, coordenadores, diretores e professores participaram do evento que se encerrou nesta sexta-feira.  Os encontros foram realizados na Pastoral do Menor, no Rotary.

Edjane

A professora da turma de três anos do Cmei Monteiro Lobato, Edjane Jardim Oliveira, afirmou que ela e os colegas saíram com nível de informação importante para dar suporte ao trabalho em sala de aula. “Sabemos que não estamos sozinhas. As informações nos fazem refletir, inclusive, se nós já negligenciamos alguma vez”.

Ângela dos Santos Medrado, professora da faixa etária de quatro anos no Cmei Senhorinha Cairo, considerou a formação de grande ajuda. “Lidamos com crianças e precisamos saber ajudar, porque elas estão em estado vulnerável, não sabem o que é certo ou errado”. Ela acrescentou que os professores têm uma aproximação maior com as crianças. “Com esta formação vamos poder identificar qualquer anormalidade que esteja ocorrendo com elas”.

 

Durante a formação foram apresentados estudos de casos com profissionais de cada categoria, para que os profissionais sejam capazes de identificar os diferentes casos de violência (física, sexual ou psicológica). Eles receberam treinamento para perceber, identificar, escutar e adotar as providências necessárias quando perceber algum caso de violência.